VILA NOVA DA BARQUINHA – Sistema de drenagem de águas residuais de...

VILA NOVA DA BARQUINHA – Sistema de drenagem de águas residuais de Matos e Limeiras consignado

A construção do sistema de esgotos das Limeiras, concelho de Vila Nova da Barquinha, vai arrancar na próxima semana. Teve lugar ontem, dia 31 de janeiro de 2022, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de consignação da empreitada de construção do sistema de drenagem de águas residuais domésticas para as localidades de Matos e Limeiras, na freguesia de Praia do Ribatejo.
A obra a executar através da empresa intermunicipal Tejo Ambiente, foi adjudicada à empresa Lusosicó, pelo valor de 1.148.000,00€ e deverá começar no início de fevereiro, com um prazo de execução de 240 dias (8 meses).
Uma das carências identificadas do concelho em termos ambientais está prestes a ser solucionada, com um total de 281 alojamentos abrangidos pela intervenção. Este novo sistema ficará ligado à rede de Madeiras, que por sua vez ligará ao sistema de Praia do Ribatejo, com o tratamento do respetivo efluente na instalação de tratamento associada a este sistema de drenagem (ETAR de Praia do Ribatejo).
Na cerimónia de consignação, em que marcaram presença os responsáveis da Tejo Ambiente, autarcas e empreiteiro, Fernando Freire, Presidente da Câmara Municipal, congratulou-se com “a resolução de um problema social e ambiental. Depois de concluída a zona norte da freguesia da Praia, nas povoações de Portela das Laranjeiras, Laranjeira, Casal dos Pintainhos, Casal Jacinto, Vale Poços, Fonte Santa e Madeiras, em 2020, com a ligação à ETAR da Praia do Ribatejo, com esta obra nas localidades de Limeiras e Matos, ficamos com a zona norte da freguesia da Praia do Ribatejo quase toda coberta com saneamento básico. Com esta empreitada o município fica com uma taxa de cobertura 97%. Dotar concelho com uma rede eficaz de saneamento básico tem sido uma prioridade deste Executivo que pensa avançar, já no próximo ano, para a zona norte da Atalaia”, referiu.