TORRES NOVAS – Testemunho denuncia suposta demora excessiva no atendimento na urgência...

TORRES NOVAS – Testemunho denuncia suposta demora excessiva no atendimento na urgência pediátrica e aponta para uma espera de cinco horas

Há registo para testemunhos que apontam para uma demora excessiva no atendimento a crianças na urgência pediátrica do Hospital de Torres Novas. Assim terá acontecido nesta quinta-feira, sendo que à redação da Hertz chegou a denúncia de uma mãe que ali se deslocou com o seu bebé… e onde aguardou por atendimento durante cerca de cinco horas (!). Este testemunho, que preferiu não se identificar, descreveu a situação como «um caos», assegurando mesmo que durante duas horas «ninguém foi chamado para ser atendido»:

ESCLARECIMENTO DO CHMT – O Centro Hospitalar do Médio Tejo confirmou, em esclarecimento solicitado pela Hertz, que a Urgência Pediátrica do Hospital de Torres Novas «está a registar, desde o início desta semana, um pico de procura de utentes, que é habitual no início do ano letivo, decorrente de uma proliferação de infeções víricas». Este texto surge, então, na sequência de um testemunho que chegou à Hertz, onde uma mãe diz ter estado com a sua bebé, durante cerca de cinco horas, até ser atendida. Assim diz ter acontecido nesta quinta-feira. Perante isto, o CHMT refere que «os casos urgentes, avaliados através do método da “Triagem de Manchester” com pulseira “amarela” ou “laranja”, não têm tempos de espera elevados até à avaliação médica no Serviço de Urgência Pediátrica do CHMT», sendo que esses períodos são públicos e podem ser sempre consultados pelos utentes ou pela comunicação social, no Portal do SNS. O esclarecimento adverte que «os utentes a quem foi atribuída “pulseira verde” são mais de metade dos casos que procuram o serviço de urgência pediátrica de Torres Novas», casos que «não deviam ser alvo de avaliação médica em ambiente de urgência hospitalar». O CHMT ressalva que, não obstante o aumento da procura e dos casos que deveriam ser avaliados nas unidades de saúde primárias da região, «os profissionais de saúde da instituição estão a dar resposta, com grande esforço e empenho, a todos quantos procuram apoio médico na urgência pediátrica». O Centro Hospitalar aproveita para solicitar a todos os utentes que liguem para o número de saúde pública SNS24 – 808242424 – antes de se deslocarem ao serviço de urgência pediátrica hospitalar.