As obras de requalificação da Escola Manuel de Figueiredo decorrem a bom ritmo estando já concluídas as instalações técnicas dos dois novos blocos, de dois pisos, onde se irão desenvolver as atividades escolares. Faltam apenas alguns acabamentos como a colocação de pavimento e portas em salas de aula, pinturas e parte do teto falso. No bloco de rés de chão faltam os acabamentos inerentes à instalação do refeitório. Prevê-se que estes acabamentos estejam concluídos até final do mês de novembro.
Estão igualmente a decorrer trabalhos exteriores na área circundante destes blocos, como a conclusão da rede de incêndios, redes elétrica e de telecomunicações para posterior colocação de lancis, passeios, canteiros e faixas de rodagem em betuminoso.
Criadas as condições para a mudança das atividades escolares para estas novas instalações, proceder-se-á à demolição criteriosa, tendo em especial atenção à remoção do fibrocimento, dos quatro atuais edifícios (três blocos de salas de aula e polivalente), na sequência da qual serão criados os espaços desportivos exteriores como o ringue, pista de atletismo, courts de ténis e campo de areia para a prática de voleibol e futebol de praia. Serão também criadas zonas de canteiros e zonas de estar e colocado pavimento betuminoso. Esta fase tem conclusão prevista para o 1.º trimestre de 2016.
O pavilhão desportivo, que está a sofrer melhorias nomeadamente na área dos balneários, e o ginásio contíguo, que foi criado de raiz, deverão ser entregues para utilização já no final do mês de outubro.