Início CULTURA TOMAR – Freguesia de São Pedro realiza passeio de idosos há quinze...

TOMAR – Freguesia de São Pedro realiza passeio de idosos há quinze anos

Decorreu no dia 30 de Agosto o XV Passeio organizado pelo executivo da Junta de Freguesia de São Pedro. Houve registo para a presença de cerca de 180 participantes, em três autocarros (um dos quais cedido pela Câmara Municipal de Tomar), oriundos de todos os lugares da freguesia, com idades que variaram dos 65 aos 90 e alguns anos. O dia começou bem cedo, pois o destino foi Braga. Algumas horas de caminho, para realizar a visita ao Bom Jesus e ao Sameiro, valeram a pena. Todos os participantes apreciaram esta viagem. Nestes lugares de intensa religiosidade, beleza e história, é possível visitar, permanecer e manter-se numa paz de espirito deveras necessária nos nossos dias. Como os nossos antepassados edificaram todos estes monumentos e a sua preservação ao longo de tantos seculos. O almoço aconteceu no monte do Bom Jesus.

O intenso convívio que, ao longo do dia, foi possível estabelecer entre os participantes e também com a organização, foi de destacar. No regresso a São Pedro de Tomar, houve lugar ao tradicional lanche/jantar servido pelo restaurante a Lúria e animação pelo jovem Igor. No final foram proferidas algumas palavras, pela Presidente da Junta de Freguesia, Lurdes Ferromau Fernandes, onde reforçou o que esteve na génese destes passeios, que há 15 anos que se realizam, e pretenderam e pretendem, por um lado, reconhecer às pessoas da Freguesia que muito trabalho fizeram ao longo das suas vidas com muitos sacrifícios e sem possibilidade de usufruírem de um dia como estes, e por outro a promoção do convívio das pessoas dos vários lugares da Freguesia, que sendo muito dispersa, muitas vezes não facilita a existência destes momentos.

Foi ainda referido, pela Presidente, a determinação do executivo em dinamizar projectos de cariz social e que tenham as pessoas como objectivo, destacando:

– Comissão Social de Freguesia e as actividades a realizar (onde se perspectiva a realização de uma caminhada solidária)

– O apoio aos alunos do Centro Escolar de São Pedro, através da atribuição de material escolar, que se estima em aproximadamente €35,00 por aluno, aliviando as famílias nos seus gastos. A sempre promoção destes alunos, professores e funcionários

– A organização da Ocupação de Tempos Livres (OTL’s) de verão (que já realiza há 13 anos) e que este ano envolveu cerca de 70 crianças e jovens. O envolvimento dos Jovens como Monitores e a sua formação pessoal e de cidadania.

– O apoio a Associações e organizações, quer de festas, quer da Paróquia

– O desejo de ver recuperada a Escola Primária da Portela como Centro de dinamização desportiva e cultural – e o enquadramento no Orçamento Participativo e o apelo à participação de todos.

– O Festival da Juventude e o apelo à presença e união de todos num manifesto apoio aos Jovens que, sem outros apoios institucionais, arranjam motivação para manter este evento.

António Vicente também interveio para reforçar todos estes aspectos e alertar para o envolvimento da comunidade, chamando a atenção para a Unidade das Entidades em prol do desenvolvimento. Realçou o sucesso desta organização. O Padre Herlander referiu que, uma Freguesia desenvolve-se e cresce pela acção das Pessoas.