TOMAR – Feira do Livro com escritores de renome e muita gente...

TOMAR – Feira do Livro com escritores de renome e muita gente conhecida

A Feira do Livro de Tomar decorre de 3 a 12 de junho, no complexo da Levada, num magnífico cenário junto ao rio que servirá para acolher as inúmeras iniciativas previstas para os dez dias do certame por onde irão passar nomes de relevo da literatura portuguesa como António Tavares (Prémio Leya), Samuel Pimenta (recentemente galardoado com o Prémio Glória de Sant’Anna para melhor livro de poesia lusófono), Miguel Miranda, Rita Ferro ou Domingos Amaral.
A Feira dará também espaço a outros livros, com nomes bem conhecidos como a radialista Carla Rocha, o motivacional Gustavo Santos, a terapeuta do tricot Zélia Évora ou a finalista do “Masterchef” Eva Gonçalves.Igualmente importante no evento tomarense é sempre o lugar reservado aos autores e livros locais, que este ano terão três noites a eles especialmente dedicadas: uma sobre os livros de História para crianças recentemente lançados pela Junta Urbana de Tomar e pela de Asseiceira; outra a propósito das publicações da Fundação Maria Dias Ferreira, da vizinha Ferreira do Zêzere, e com forte participação nabantina; e uma terceira acerca dos livros da Gualdim Edições, em que a poesia está em destaque.
Primeiro fim-de-semana com muitos autores conhecidos
Organizada numa parceria do Município com a Livraria Nova, a Feira terá a sua abertura oficial na sexta, dia 3 de junho, pelas 21 horas, com a presença de Domingos Amaral, cujo novo livro, “A vitória do Imperador” é a continuação da saga “Assim nasceu Portugal”.No sábado, dia 4, o certame estará aberto das 10h30 às 23h00, acolhendo às 16 horas Zélia Évora, autora do aclamado “A terapia do tricot”, enquanto às 21 será a vez do autor de “Ama-te”, o mediático Gustavo Santos.No domingo, dia 5, num horário semelhante mas fechando uma hora mais cedo, a Feira contará com a presença de mais uma figura conhecida da televisão: Eva Gonçalves, concorrente do “Masterchef”, vem a Tomar pelas 16 horas falar do seu livro “A aventura culinária”, mas promete também confeccionar um prato ao vivo.
Três noites dedicadas ao que se faz por cá
De segunda a quinta-feira, o horário de abertura será das 13 às 22 horas, sendo que na segunda, dia 6, pelas 21 horas, decorrerá a sessão Livros de História para crianças: Tomar e Asseiceira, onde serão apresentados os livros “História de Tomar para os mais novos” de Carlos Trincão e “História de Asseiceira em miúdos” de Nuno Garcia Lopes.Na terça, dia 7, a noite será dedicada aos livros da Fundação Maria Dias Ferreira, uma instituição sedeada em Ferreira do Zêzere, em cujo vasto trabalho se inclui a edição, e que integra também um conjunto de autores tomarenses. Para a noite de dia 8, quarta-feira, está prevista uma sessão dedicada à mais jovem editora tomarense, a Gualdim Edições, onde a poesia estará em destaque.
Fim-de-semana prolongado e com grandes escritores
O fim-de-semana prolongado trará a Tomar nomes importantes da literatura portuguesa, começando logo na noite de quinta-feira com Rita Ferro, a autora de “Só se morre uma vez”.Sexta-feira é feriado, dia 10 de Junho, e nada melhor para evocar Camões do que a presença de dois escritores premiados com importantes galardões. Assim, pelas 16 horas, estará presente Samuel Pimenta, jovem escritor de Santarém cujo livro “Ágora” acaba de ser laureado como melhor livro de poesia lusófono.
Pelas 21 horas, será a vez de António Tavares regressar a Tomar depois de duas recentes passagens pelo Concurso Nacional de Leitura e pelo Bibliotecando. Vencedor do conceituado Prémio Leya em 2015 com “O coro dos defuntos”, também o seu anterior romance “As palavras que me deverão guiar um dia” foi finalista na mesma competição.No sábado, pelas 16 horas, mais um regresso a Tomar, de um escritor que aqui estivera na Feira de 2015. Miguel Miranda vem apresentar o seu romance mais recente, “Sem coração”, que se centra no roubo do coração do rei D. Pedro IV, aquele que saiu vencedor da batalha de Asseiceira. À noite, o certame acolhe Carla Rocha, a conhecida locutora da RFM, autora de “Fale menos, comunique mais – 10 estratégias para se tornar um grande comunicador”. Ela sabe do que fala.
A Feira do Livro de Tomar abre às 10h30 neste fim-de-semana, encerrando às 23, excepto no último dia, domingo, em que o fecho será às 20 horas. Nessa tarde, pelas 16 horas, estará presente Manuel Arouca, um dos principais argumentistas das telenovelas portuguesas e que acaba de lançar o livro “Jacinta – A profecia”, já a piscar o olho ao centenário de Fátima. Organizado numa parceria entre o Município e a Livraria Nova, o certame contará com uma vasta selecção de livros a preços em conta e ainda, como é habitual, com um programa de animação essencialmente musical que acompanhará as sessões com autores.