SERTÃ – SerQ e RAIZ promovem “Futuros: Mostra Tecnológica da Floresta” em...

SERTÃ – SerQ e RAIZ promovem “Futuros: Mostra Tecnológica da Floresta” em Cantanhede

Hoje, 19 de outubro, o SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, da Sertã, e o RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel, promovem conjuntamente a iniciativa “Futuros: Mostra Tecnológica da Floresta” que decorrerá a partir das 14 horas, no Biocant Park, Parque Tecnológico de Cantanhede. A sessão de abertura contará com a presença de Carlos Alberto de Miranda (Presidente da Direção do SerQ), Carlos Pascoal Neto (Diretor do RAIZ) e Jorge Brandão (Vogal Executivo do Centro 2020). Alusivo à temática “Os Futuros da Bioeconomia Circular de base Florestal”, trata-se de um “evento alargado de divulgação de novos produtos e tecnologias da floresta de todas as Instituições de Ensino Superior, Parques de Ciência e Tecnologia, e Centros de Interface Tecnológica da Região Centro, onde se encontra o maior potencial tecnológico e investigador”. Serão analisados “Modelos e Estratégias de Valorização do Conhecimento”, numa iniciativa que contempla interacção entre empresas e investigadores e o primeiro think tank, momento de reflexão e literacia sobre o futuro da bioeconomia circular de base florestal. “Futuros: Mostra Tecnológica da Floresta” integra-se no plano de atividades do projecto INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, consórcio composto por 19 entidades desde Instituições de Ensino Superior, Centros de Interface e Parques de Ciência e Tecnologia.

Programa:
14h00 | Receção e registo
14h30 | Abertura: Vogal Executivo do Centro 2020 – Jorge Brandão
Diretor RAIZ – Carlos Pascoal Neto
Presidente SerQ – Carlos Alberto de Miranda
14h10 – 15h40 | PAINEL EMPRESAS – Modelos e Estratégias de Valorização do Conhecimento
Caso: O inpactus e o Programa Nacional de Cocriação em Bioeconomia Circular de Base Florestal – Paula Pinto e Sara P. Monteiro (RAIZ)
Mesa Redonda
The Navigator Company e Instituto RAIZ – Carlos Pascoal Neto
Biotrend – Bruno Sommer Ferreira
Altri – Luís Ferreira
ForestWISE – Carlos Fonseca
Associação Florestal Baixo Vouga – Luís Sarabando
15h40 – 16h10 | Coffee break e visita à mostra com interação com investigadores e empresas
16h10 – 17h45 | PAINEL II “Futuros” – 1.º Think Thank de literacia do futuro e foresight em Bioeconomia Circular de Base Florestal
Enquadramento: Sara Monteiro e Mariana Belo Oliveira (Instituto RAIZ)
Dinamizadores: Luís Dias (Professor Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra e CeBER)
Marta Simões (Professora Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra e CeBER)
Susana Garrido (Professora Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra e CeBER)
17h50 | Encerramento RAIZ e SerQ

Sobre o SerQ:
O SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta é uma associação científica, tecnológica e de formação. Tem como objeto a investigação e desenvolvimento experimental, formação, transferência de tecnologia, consultoria, certificação e validação de produtos e soluções. Formalmente constituído em maio de 2015, resulta da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal da Sertã, a Universidade de Coimbra e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Entidades integrantes do INOVC+:
Universidade de Coimbra (líder de consórcio), Universidade de Aveiro, Universidade da Beira Interior, Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Tomar, Instituto Politécnico de Viseu, BIOCANT – Associação de Transferência de Tecnologia, TAGUSVALLEY – Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Tecnopólo do Vale do Tejo, OBITEC – Associação Óbidos Ciência e Tecnologia, IPN – Instituto Pedro Nunes, AIBILI – Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem, AEMITEQ – Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade, ASSOCIAÇÃO BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, ITECONS – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel e SERQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta.