Na passada sexta-feira, dia 22 de janeiro, realizou-se a primeira de três mini maratonas de leitura, cujo objetivo é preparar e ganhar entusiasmo para Maratona de Leitura de 2 e 3 de julho. Foi com “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry, que começaram 4 horas seguidas de leitura em voz alta. Para Cláudia André, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Sertã, as mini maratonas são uma forma de “sensibilizar e motivar os alunos para a leitura e para a participação na maratona, que ocorrerá já fora do período letivo. (…) Para esta mini maratona teremos, entre outros, um “Livro com cheiro a baunilha”, a visita da “cigarra e da formiga” e um bom final, sobre um “mistério na Sertã…”. Assim vamos descobrindo que a leitura em voz alta nos permite demonstrar o amor e a paixão pelo que está escrito”, referiu a autarca.
Foram lidos textos (prosa e poesia) de 36 autores, incluindo inéditos, por 78 alunos dos vários estabelecimentos de ensino do concelho, durante 4 horas, numa maratona a que assistiu um total de 192 pessoas. A todos os participantes foi entregue um caderno de notas que, no verso, realça a importância de ler em voz alta. Eugénio de Andrade, Herberto Helder, José Régio, Tito Soares, António Feijó, Sophia de Mello Breyner, Filomena Patrício, Alice Vieira, Jean de la Fontaine, Manuel Alegre, Mário de Carvalho, Marina Colossanti e os sertaginenses (com textos inéditos) João Guerreiro Vidigal e David Ribeiro, foram apenas alguns dos autores lidos em voz alta.
As próximas mini maratonas têm já data e tema: a 26 de março a protagonista será a poesia (por proximidade ao Dia Mundial da Poesia – 21 de março) e a 28 de maio serão lidas cartas de outros tempos. A Maratona de Leitura, a 2 e 3 de julho, será dedicada a Fernando Pessoa contando, para isso, com a parceria da Casa Fernando Pessoa. www.cm-serta.pt