No âmbito do desenvolvimento das atividades do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), integrado no Programa de Combate às Adições, a Unidade de Cuidados na Comunidade Mira Zêzere da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) dinamizou no Agrupamento de Escolas de Sardoal, uma atividade dirigida aos alunos do 8º ano de escolaridade, que teve como objetivo alertar os jovens para os perigos das novas adições, nomeadamente tudo o que está relacionado com as dependências do “online”, e a sua corelação com a Saúde Mental. Foram apresentadas interactivamente algumas estratégias para a minimização dos danos associados a este comportamento de risco. A equipa utilizou a estratégia de “chuva de ideias – Brainstorming” e provocou a discussão e análise das ideias dos alunos. No final apresentou-se um diapositivo onde estavam resumidas algumas estratégias, que sem que os alunos as tivessem visto, sugeriram durante a dinâmica utilizada. Algumas dessas estratégias passam por:
– acompanhamento dos pais na utilização das redes sociais e navegação no geral na internet;
– evitar a localização do computador num local onde o jovem permaneça sozinho por muitas horas, como por exemplo o quarto;
– negociar com o jovem as horas e os termos de utilização da internet, seja para jogos, seja para utilização das redes sociais e cumprir e fazer cumprir esses tempos, não descurando a vigilância (discreta);
– não permitir que o jovem permaneça no quarto quando está “online” com a porta fechada;
– assegurar que as horas de refeição são em família sem a presença de telemóveis e/ou computadores promovendo conversas que sejam de interesse comum;
– alertar os jovens para os perigos de qualquer contacto com desconhecidos na internet, fornecimento de dados pessoais, contactos com webcam ligada, como fatores potenciadores de todas as formas de violência contra o próprio, mas também contra toda a família;
– potenciar os encontros entre jovens ao ar livre, fomentar a apoiar a prática desportiva, incentivar ao associativismo jovem como formas de reduzir o “desejo” de estarem sempre ligados a fazerem amigos virtuais.
Foi ainda referido que estas estratégias deverão começar tão precocemente quanto possível, dado que está comprovado que a utilização precoce de ecrãs reduz significativamente o desenvolvimento do Quociente de Inteligência (QI) das crianças e interfere de modo significativo no seu desenvolvimento psicológico com atrasos de linguagem e pobreza da mesma. Considera-se que esta atividade é uma forma de melhor se apropriarem de comportamentos menos adequados e prejudiciais ao desenvolvimento das suas personalidades, de forma que entendam a relação de comportamentos na juventude e consequências no futuro. O desenvolvimento desta ação decorreu em parceria com os técnicos da Equipa de Prevenção do Centro de Respostas Integradas do Ribatejo – Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD).