SANTARÉM – Escolas do concelho recolheram cerca de 111 mil rolhas

SANTARÉM – Escolas do concelho recolheram cerca de 111 mil rolhas

Os alunos das escolas do concelho de Santarém recolheram 110.853 rolhas, em 3 meses (de fevereiro a abril), e estiveram perto de alcançar meia tonelada de rolhas recolhidas. Participaram nesta iniciativa, 2 agrupamentos de escolas do Concelho: Alexandre Herculano e Ginestal Machado. A escola vencedora do desafio “Rolha a Rolha” foi a EB do Mergulhão, que é premiada com uma visita de estudo a Coruche, ao Observatório do Sobreiro e da Cortiça.

Numa nota publicada na rede social Facebook, o Município de Santarém “congratula-se com o sucesso da participação ativa da comunidade escolar neste projeto de Educação Ambiental “Do Montado à Rolha” e concretamente no desafio “Rolha a Rolha”, que contabilizou quase meia tonelada de rolhas de cortiça recolhidas para serem enviadas para reciclagem”. Este projeto, desenvolvido pela EMAS – Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade deste Município, lançou o desafio a cinco escolas do Ensino Básico: EB Mergulhão, EB Vale de Santarém, EB do Sacapeito, EB dos Leões e EB do Pereiro, num total de 468 alunos participantes, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e dar a conhecer a importância do Sobreiro, do Montado e da Cortiça, como um ecossistema que produz valor ambiental, social e económico. A cortiça é um material reciclável e as rolhas de cortiça podem ser trituradas e reutilizadas noutras aplicações e produtos amigos do Ambiente.

As rolhas de cortiça recolhidas para reciclagem, revertem a favor do programa Green Cork, de que o Município é parceiro desde 2016, e que conta com uma rede de pontos de recolha em Santarém: Juntas de Freguesia, Casa do Ambiente, Paços do Concelho, Biblioteca Municipal, Teatro Sá da Bandeira, Posto de Turismo, Complexo Aquático, Piscinas do Sacapeito, Pavilhão Gimnodesportivo, Receção da Ex-EPC – Escola Prática de Cavalaria, Edifício do Urbanismo da Câmara de Santarém e Bombeiros Municipais de Santarém. www.cm-santarem.pt