MÉDIO TEJO – Caminhos da Água estão à porta

MÉDIO TEJO – Caminhos da Água estão à porta

Os Caminhos da Água, segundo de três ciclos anuais do Caminhos – programa cultural em rede no Médio Tejo – tem lugar de 12 a 14 de julho e 19 a 21 de julho, em Abrantes, Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha. São mais de 20 espetáculos, quatro estreias nacionais, com 12 artistas e/ou Companhias de Teatro de Rua e Circo Contemporâneo, de sete países (Portugal, Argentina, Brasil, Espanha, França, Itália e Reino Unido), que desaguam em julho no Médio Tejo para dois fins de semana em que todos os caminhos vão dar à água.

“O Caminhos é um projeto acarinhado pela comunidade. São três oportunidades por ano, para quem aqui vive ou para quem nos visita, de conhecer o território como parte de uma experiência cultural”, salienta Anabela Freitas, presidente da Câmara Municipal de Tomar e atual presidente da CIM Médio Tejo. “Os projetos comunitários, com residências artísticas em agentes locais, e os percursos artísticos são a imagem de marca do Caminhos, deixando um legado na comunidade local e criando um caminho que cada vez mais torna o nosso território uma região de apreciadores de cultura e que acolhe turistas culturais”, acrescenta Anabela Freitas. Vai ser realizado um Projeto Comunitário em Ferreira do Zêzere, uma masterclass de formação de novos fotógrafos, que vai além da programação cultural do Caminhos e que envolve a comunidade local. Durante 4 fins de semana, de 6 a 28 de Julho, o Viagens Na Minha Terra organiza um laboratório de fotografia com Augusto Brázio e Nelson d’Aires no concelho de Ferreira do Zêzere.

Durante o laboratório os alunos serão orientados no desenvolvimento de um trabalho individual para a realização de um portfólio em formato digital. A apresentação pública dos trabalhos dos alunos terá a forma de projeção de vídeo com participação de artistas locais a tocar ao vivo. A masterclass terá um máximo de 12 participantes. Os candidatos interessados deverão realizar uma pré-inscrição no site do Viagens Na Minha Terra para o processo de seleção e admissão de candidatos. As candidaturas estão abertas até dia 1 de julho, no site:

https://viagensnaminhaterra.pt/masterclass/candidaturas/laboratorio-fotografia-viagens-na-minha-terra-ferreira-do-zezere/Caminhos da Água de 12 a 14 de julho

Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha

O programa dos Caminhos da Água abre em Alcanena, com o espetáculo Boate do Circo Rouages, às 19h no Parque Rio dos Cantos em Espinheiro. A sexta à noite é de música, com Célia Barroca & O Indifado no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere às 21h30. Pouco depois, às 22h, em Constância, no Largo Cabral Moncada é possível assistir ao concerto do brasileiro Leo Middea, que mistura ritmos brasileiro com rock, tropicalismo e muito mais.

No sábado em Ferreira do Zêzere há duas sessões de Mimo’s Dixie Band, às 11h no Lago Azul e às 14h30 em Dornes. Às 18h os caminhos levam-nos a Vila Nova da Barquinha para assistir ao Circo Rouages no Largo 1º de Dezembro. Para quem gosta de circo é rumar ao Jardim das Lagoas em Alcanena para o “Descobrindo o Circo” dos OME Dual. Destaque para o concerto de Manel Cruz em Constância, às 22h, no Largo Cabral Moncada.

O domingo em Alcanena é dedicado às crianças, com Cinema Insuflável na praia dos Olhos d’Água, com sessões de hora a hora entre as 10h e as 18h. Há duas oportunidades para assistir ao espetáculo Full Circle dos ingleses Avanti Display, às 11h na praia da Bairrada/ Bairradinha em Ferreira do Zêzere ou às 21h no Largo 1º de Dezembro em Vila Nova da Barquinha. Às 17h a terceira e última oportunidade para ver os Circo Rouages, agora na zona ribeirinha de Constância.

Caminhos da Água de 19 a 21 de julho

Abrantes, Mação e Vila de Rei

O segundo fim de semana dos Caminhos da Água é inteiramente dedicado ao Teatro de Rua e ao Circo Contemporâneo. Os argentinos Chimichurri atuam no Largo dos Combatentes em Mação, enquanto que em simultâneo os espanhóis XA! TEATRE animam a Praça Barão da Batalha em Abrantes.

Vila de Rei acolhe no sábado, dia 20 de julho, circo e teatro de rua, primeiro com o Chimichurri argentino às 17h na Praia Fluvial de Bostelim e às 19h os espanhóis XA! TEATRE em frente ao Mercado Municipal.

O artista de circo italiano Fausto Giori performiza “Demenzio”e percorre vários pontos de Mação, atuando pela primeira vez no sábado às 17h na praia fluvial de Ortiga em Mação e novamente às 21h30 no Largo dos Combatentes. Já no domingo, vai estar às 11h na praia fluvial de Cardigos e às 17h na praia fluvial de Carvoeiro.

Ainda no domingo é possível assistir, às 11h na margem norte do Aquapolis de Abrantes, à única atuação de Aimar & CIA, com o espetáculo ETXEA/CASA/HOME.

Uma das bandeiras do Caminhos é o acesso gratuito a toda a programação cultural, durante os três ciclos anuais (Ferro, Água e Pedra), este ano com o seguinte calendário: Caminhos do Ferro de 12 a 14 de abril; Caminhos da Água de 12 a 14 e 19 a 21 julho; e Caminhos da Pedra, de 11 a 13 e 18 a 20 outubro.

Os Caminhos do Ferro percorreram Abrantes, Entroncamento, Tomar e Torres Novas em abril. Os Caminhos da Água mergulham em Abrantes, Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Vila Rei, e Vila Nova da Barquinha em julho. Os Caminhos da Pedra esculpem-se no Entroncamento, Ourém, Sardoal, Sertã, Torres Novas, e Vila Nova da Barquinha em outubro.