SANTARÉM – 20 mil visitantes na Avisan

SANTARÉM – 20 mil visitantes na Avisan

A Avisan – Exposição Nacional de Aves, Animais de Companhia, Equipamentos e Acessórios, certame que se realizou no Centro Nacional de Exposições em Santarém, entre os dias 04 e 06 de dezembro, recebeu 20.000 visitantes, uma subida de 5% relativa ao ano transacto. O evento registou a presença de 85 expositores e reuniu exemplares das mais variadas espécies, entre aves, répteis, animais domésticos, exóticos e recebeu exposições internacionais de cães e gatos.

Exposições Internacionais de Cães e Gatos – A 22ª Exposição Canina Nacional de Santarém (05 de dezembro) e a 16ª Exposição Canina Internacional de Santarém (06 de dezembro) contaram com a participação de cerca de 1400 exemplares e as Monográficas Caninas das raças “Bulldog Inglês”, “Dogue de Bordéus”, Bouledogue Francês, “Retrievers””e “Barbado da Terceira” tiveram um saldo positivo com a presença de 150 animais. A 5ª Exposição Internacional de Gatos de Santarém também conseguiu um registo assinalável com a presença de 180 exemplares.

Mostras de répteis, animais exóticos e aquariofilia  – Ao longo de três dias os visitantes puderam apreciar várias exibições de répteis e animais exóticos que contaram com diversos exemplares como cobras, iguanas, tarântulas, zebras, veados, kangurus, lamas, opacas entre outros. Com estas mostras, a organização teve como intuito demonstrar a importância destes seres vivos no meio ambiente e respetivos habitats, além de permitir ao público um maior conhecimento sobre a natureza. Um outro sector em exposição foi a Aquariofilia. Os visitantes puderam observar aquários de água doce e água salgada de diversos formatos e tamanhos, para que os interessados pudessem escolher os mais adequados para as espécies a criar.

Atividades para todos os gostos – De 04 a 06 de dezembro, os visitantes puderam apreciar diversas iniciativas como a 5ª ExpoAlcac – 1º Concurso / Exposição de Galinhas de Santarém com 400 exemplares, a 14ª Exposição Nacional do Gloster com 750 canários a concurso e o 9º Show Nacional do Periquito Ondulado com 200 exemplares. A 5ª Exposição Nacional de Pombos de Desporto, os Shows mistos de Araras, Aves de Rapina e Répteis, o 41º Concurso Nacional de Porquinhos-da-Índia, a Mostra de Coelhos Anões ou Passeios a Cavalo foram outras atividades em destaque.

Exposição comercial e Debates – Paralelamente, uma mostra comercial com uma vasta gama de equipamentos e acessórios, permitiu uma escolha variada a profissionais, técnicos ou curiosos que visitaram a Avisan. O evento também foi palco de vários workshops, ações que decorreram no stand da Associação Portuguesa de Killifilia subordinadas a temas como “Iniciação à Killifilia”, “Reprodução de killies” e “Criação de Comida Viva”. O Centro Nacional de Exposições promoveu esta iniciativa junto dos profissionais do ramo, mas também para o público em geral tendo em vista a promoção da natureza e a proteção dos habitats naturais.