Depois da desqualificação da equipa do Campeonato do Mundo nos quartos de final contra Marrocos, vimos uma cena marcada pela nação e pelo mundo. Cristiano Ronaldo a chorar a caminho do balneário é um marco da sensação da nação para o possível fim da geração mais vitoriosa e uma das mais talentosas do nosso desporto.
Agora a pergunta sobre a qual não se cala é, e agora? Continuaremos a ter uma equipa competitiva pronta a lutar por mais uma Euro ou até mesmo um Mundial? Se tens uma resposta, saiba mais sobre códigos promocionais Betano para ver os mercados de apostas desportivas para as grandes competições.
Com jogadores que já são realidade e outros que podem vir a ser, vamos analisar como a vida da equipa portuguesa a partir de 2023 e o que esperar dos próximos torneios que aguardam a equipa portuguesa.
Quem será o novo comandante da equipa?
Antes de falarmos dos jogadores e do futuro da própria equipa, temos de falar de um assunto que ainda é de responsabilidade dos dirigentes da FPF: quem será o novo treinador da seleção nacional?
Após o Mundial, o comandante Fernando Santos, campeão da Euro e da Liga das Nações e desde 2014 no comando da seleção nacional, saiu em dezembro. O desgaste com alguns atletas e a má campanha tanto no Mundial como na Liga das Nações acabou por enfraquecer Fernando no comando da equipa.
O sucessor do comandante, no entanto, ainda está indefinido. O nome favorito da FPF parecia ser o de José Mourinho, que atualmente comanda a Roma de Itália, mas o “Special One” parece ser um sonho distante.
Para além de Mourinho têm sido especulados outros nomes, como Abel Ferreira (Palmeiras), Vítor Pereira (Flamengo), Luís Castro (Botafogo) e Jorge Jesus (Fenerbahçe), mas um dos mais bem classificados é Rui Jorge, treinador da equipa de sub-21.
Jogadores do passado, presente e promessas
É sempre doloroso quando uma grande estrela se retira, deixa a sua seleção ou torna-se irrepreensível. O Campeonato do Mundo de 2022 pode ter sido a última competição de grandes nomes da seleção portuguesa nos últimos anos. Nomes como Rui Patrício, Pepe, João Moutinho, Willian Carvalho, Danilo Pereira e Cristiano Ronaldo podem ter-se despedido das competições com a camisola de Portugal.
Por muito que nomes importantes como estes possam pesar muito sobre o futuro da seleção nacional, a renovação que tem sido feita nos últimos anos dá-nos jogadores com grande potencial e que já são realidade com a camisola da equipa. São nomes como Diogo Costa, Ruben Dias, João Cancelo, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, João Félix e Diogo Jota. Todos jogados no Campeonato do Mundo e são referências nas suas equipas, pelo que existe uma grande possibilidade desta geração, todas com menos de 30 anos, de chegar à Euro ou ao próximo Mundial no seu auge.
O futuro reserva-nos ainda jogadores que podem ser grandes estrelas, como Nuno Mendes, Vitinha, Renato Sanches, Gonçalo Ramos e Rafael Leão. Todos têm menos de 25 anos e devem ser grandes promessas num futuro próximo, deixando o leque com mais esperança para as próximas competições.
Expectativa para as próximas competições
Fora das finais da Liga das Nações, a seleção portuguesa está à frente da fase de qualificação para o Euro 2024. A equipa está no Grupo J, com a Bósnia, Islândia, Liechtenstein, Luxemburgo e Eslováquia, um grupo sem grandes dificuldades para a equipa que deverá ser a mais forte da chave.
A expectativa e a classificação fácil para o Euro 2024 e luta em busca do bicampeão da competição. Sem uma definição de quem vai assumir o comando da seleção nacional, é difícil descobrir quem serão os favoritos a serem convocados para as eliminatórias. A grande questão é se o capitão Cristiano Ronaldo ainda tem futebol para apresentar na seleção nacional e se o novo comandante dará espaço ao veterano avançado.
De qualquer forma, as expectativas ainda são altas para a seleção portuguesa, que mesmo recuperando de feridas recentes pode apresentar um bom futebol com a sua grande geração.
PUB