TRIATLO – Ricardo Batista (CN Torres Novas) chegou ao Bronze no Europeu...

TRIATLO – Ricardo Batista (CN Torres Novas) chegou ao Bronze no Europeu Super Sprint

Depois da primeira medalha internacional conquistada em 2022 por um triatleta português ter idp para Torres Novas, através da prata conquistada por Gustavo do Canto na taça da europa de juniores na Turquia, a segunda também teve o mesmo destino. Ricardo Batista, do Clube de Natação de Torres Novas, conquistou a medalha de bronze no Campeonato da Europa de Triatlo em distância super sprint (300m/natação, 8kms/ciclismo e 2kms/corrida), na categoria de sub-23, ao terminar no 3º lugar na final que se disputou em Olsztyn, na Polónia. Ricardo Batista, campeão europeu de sub-23 há um ano, em Kitzbühel, na Áustria, terminou no 8º lugar na final conjunta de elites e sub-23, depois de ter vencido a sua semifinal no dia anterior. Para Ricardo Batista “Uma medalha é sempre uma medalha. É sempre um orgulho subir ao pódio pelo meu país, mas gostava de ter estado ali na luta pela vitória. Sabia que esta não era a distância que me encaixava melhor nesta altura, mas gostava de ter repetido o título do ano passado. Nem sempre é possível. Agora é recuperar e pensar já na próxima.” Na Polónia, estiveram presentes mais 5 atletas do Clube de Natação de Torres Novas, e ainda na final conjunta de elites e sub-23, Erwin Vanderplancke foi 13ºclassificado, Tiago Fonseca alcançou o 15ºlugar em sub-23 (27º à geral), enquanto em femininos, Maria Tomé terminou no 12ºlugar em sub-23 (21ª à geral). Gustavo do Canto esteve presente na final principal da categoria de juniores, terminando na 24ª posição, enquanto João Nuno Batista, resultando do apuramento das semifinais realizadas no dia anterior, participou na final B, concluindo na 10ª posição. As finais foram disputadas debaixo de alguma chuva e uma temperatura ambiente que rondava os 7 graus positivos, o que condicionou a prestação dos nossos atletas, não estando tão habituados a estas condições climatéricas.

CHALLENGE de ST.PÖLTEN
JOÃO FERREIRA – 4ºlugar na Áustria

No domingo, 29/maio, o atleta do Clube de Natação de Torres Novas, JOÃO FERREIRA alcançou um excelente 4ºlugar no Challenge de St.Pölten na Áustria, depois de à cerca de um mês terminar no 5ºlugar na Gran Canária, e de ter vencido o Azores Triatlhon a 8/maio e a 1ªetapa do nacional longo de clubes em Caminha a 15/maio. Em mais uma prova de longa distância (1900m/natação, 90kms/ciclismo e 21kms/corrida), João Ferreira concluiu a sua prova em 3h49m22s, a 20 segundos do pódio, mas feliz com o seu desempenho, nomeadamente no segmento de corrida, e com o desejo de que para a próxima talvez possa estar no pódio de um Challenge.

TRIATLO DE OEIRAS
6 ATLETAS DO CNTN NO TOP 10 NO NACIONAL INDIVIDUAL DE TRIATLO SPRINT
Na praia da Torre em Oeiras, disputou-se este domingo, 29/maio, o Campeonato Nacional Individual de Triatlo Sprint (750m/natação, 20kms/ciclismo e 5kms/corrida) com uma prova destinada apenas aos escalões de elites e juniores de ambos os géneros, e o Clube de Natação de Torres Novas a conseguir colocar 3 atletas masculinos e 3 atletas femininos no TOP 10 desta competição. GONÇALO OLIVEIRA ficou a um lugar do pódio, na 4ªposição, Lucas Jouin e Guilherme Pires, concluíram nos 7º e 10ºlugares, enquanto no setor feminino, ANA RAMOS foi a melhor atleta do clube de natação torrejano no 6ºlugar, Joana Miranda foi 8ºclassificada e Beatriz Ferreira 9ª. Fora do top 10, classificaram-se ainda Abel Afonso no 22ºlugar, no seu regresso à competição, e na prova feminina, Joana Oliveira terminou na 12ªposição e Catarina Moutinho na 17ª (5ª junior). No início da manhã, teve lugar a prova destinada aos grupos de idade, com Luis Moleiro a alcançar o 2ºlugar no grupo de idades 20-24 anos, Adriano Correia a vencer o grupo de idades 30-34 anos, Artur Conde a terminar na 34ªposição no mesmo grupo, e David Paiva no seu regresso às provas, a concluir no 6ºlugar do grupo de idades 35-39 anos. Por último, ao início da tarde, teve lugar a prova de seleção Youth (cadetes), com a vitória a sorrir desta vez a Manuel Bartolomeu do CNTN, logo seguido por Pedro Afonso Razões, ambos apurados para a Taça da Europa de juniores que se realiza em Tizsaujvaros na Hungria em meados de julho, Martim Salvador terminou na 5ªposição, Manuel Dias foi 16º e Francisco Borges 19ºclassificado. Em femininos, Claudia Orvalho e Mafalda Leirião terminaram na 14ª e 15ªposições. No próximo sábado, 4/junho, disputa-se a 1ªetapa do nacional de triatlo por clubes em Peniche, e o Clube de Natação de Torres Novas irá começar a defender o título de campeão nacional alcançado na época de 2021.