MAÇÃO – Coronavírus. Câmara já começou a distribuir máscaras comunitárias pela população

MAÇÃO – Coronavírus. Câmara já começou a distribuir máscaras comunitárias pela população

Como divulgado em abril, a Câmara Municipal de Mação, em sintonia com os restantes Municípios da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, adquiriu máscaras comunitárias ou de uso social, que permitem várias utilizações por cada pessoa, tendo iniciado a sua distribuição por todo o Concelho nesta quinta-feira. Entretanto, em comunicado enviado para a redacção da Hertz, o Município deixou algumas considerações sobre a distribuição:

«- A distribuição é feita porta-a-porta, por equipas de funcionários da Câmara Municipal de Mação.

– A distribuição é feita Freguesia a Freguesias de forma aleatória.

– Será um trabalho exigente e moroso, pelo que não vão todos os Munícipes receber no mesmo dia. Alguns receberão já, outros até final de maio, quando julgamos ter cumprido este grande objectivo.

– Em cada casa será feita a entrega de máscaras correspondentes ao agregado familiar, do qual faremos registo.

– Nas casas onde não houver resposta por estarem ausentes para trabalhar, ou por qualquer motivo, não deixaremos máscaras por desconhecermos a composição dos agregados familiares.

– Quem não receber e, percebendo que na sua aldeia já foi feita a entrega, deve contactar a Câmara Municipal, através do número: 241 577 248. Podem também enviar um e-mail para: biblioteca@cm-macao.pt. Devem indicar composição do agregado familiar, morada e contacto. A entrega será feita entretanto.

– Solicitamos que só nos contactem com a certeza de que no local onde vivem já foi feita a referida distribuição.

– Como já referimos será um trabalho moroso mas o objetivo é chegar a todos. Iremos passar em todas as localidades.

Num processo tão abrangente como este haverá certamente falhas ou situações que possam correr menos bem, mas tudo faremos para que corra pelo melhor. Pedimos, por isso, compreensão e paciência.

O que correr menos bem deve ser-nos reportado, nomeadamente pelos contactos acima indicados.

– Ainda, referir que as máscaras foram adquiridas em pacote, numa parceria com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo com todos os Municípios, tendo sido privilegiada a aquisição das máscaras a empresas da região, pelo que são máscaras de várias formas e feitios, mas todas são máscaras comunitárias, reutilizáveis. Nesta nova fase, agora marcada pela reabertura de vários estabelecimentos, com o fim do Estado de Emergência e a actual Situação de Calamidade, a Câmara Municipal de Mação oferece-lhe uma máscara reutilizável, que pode ser lavada e utilizada várias vezes, com o objetivo de o/a ajudar a retomar alguns hábitos do dia-a-dia e a aceder a necessidades fora de casa, com a devida e recomendada protecção. Não nos é possível fazer entregas sistemáticas de máscaras à população, pelo que esta entrega é meramente simbólica.

Relembramos que o vírus não desapareceu, o mal não passou, ainda há certos cuidados que temos que ter. O dever cívico de recolhimento, as medidas de distanciamento entre as pessoas (2m), a higiene das mãos e a etiqueta respiratória continuam a ser as nossas melhores armas para não sermos atingidos. Com esta máscara pensamos estar a dar-lhe mais um meio de protecção.

Seguindo as directivas que têm sido divulgadas pelas entidades competentes, nomeadamente a Direcção Geral da Saúde, no âmbito da pandemia COVID-19, e que vão sendo adaptadas de acordo com o evoluir e as circunstâncias da doença no nosso País, a Câmara Municipal de Mação tem pautado as suas decisões e a adopção de várias medidas no Concelho, com base nestas recomendações. Neste sentido, ainda, esta será uma forma de evitar o uso generalizado de máscaras cirúrgicas, de uma única utilização, não comprometendo assim o seu o acesso pelos respectivos destinatários, uma vez que são necessárias para os doentes, assim como para o desempenho de funções dos profissionais de saúde e outros grupos prioritários definidos pelas entidades competentes (Informação n.º 009/2020, de 13 de abril de 2020, da DGS)».