LEZÍRIA DO TEJO – Comunidade Intermunicipal organizou Workshop do Plano de Adaptação...

LEZÍRIA DO TEJO – Comunidade Intermunicipal organizou Workshop do Plano de Adaptação às Alterações Climáticas

No passado dia 8 de novembro, a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) foi palco do 1º Workshop do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Lezíria do Tejo. A atividade contou com a presença de cerca de meia centena de pessoas, dos setores agrícola, florestal, ambiental, da saúde, da água, da investigação e do planeamento. O objetivo foi caracterizar eventos climáticos passados e a sua perceção social, bem como promover a partilha de experiências e interação dos diferentes atores sociais.

De lembrar que a CIMLT está a desenvolver o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Lezíria do Tejo para os 11 Municípios que a integram, cujos objetivos são o desenvolvimento de Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMMAC) e a criação de Planos de Ação, de Monitorização e de Divulgação.

O Plano está a ser elaborado pelo Consórcio Procesl, Matos, Fonseca e Associados, em estreita colaboração com os 11 Municípios da Lezíria e outras entidades de relevo, encontrando-se neste momento na fase 1. Os trabalhos estão divididos em quatro fases: 1 – Caracterização, diagnóstico e identificação das vulnerabilidades atuais; 2 – Identificação de vulnerabilidades futuras, definição de cenários e hierarquização de prioridades de adaptação; 3 – Avaliação e caracterização das ações e projetos a implementar; 4 – Plano de ação com os projetos e ações a implementar, plano de monitorização e plano de comunicação e sensibilização. Está já previsto um 2º Workshop para discussão das opções de adaptação às alterações climáticas, que decorrerá também nas instalações da CIMLT, em data a definir.