Início LOCAL ACTUALIDADE – Tomarense José Delgado reconduzido como presidente da secção Regional Sul...

ACTUALIDADE – Tomarense José Delgado reconduzido como presidente da secção Regional Sul da Ordem dos Engenheiros

O Tomarense José Manuel Mendes Delgado (vereador na Câmara eleito pelo PSD), foi reconduzido como Presidente da Secção Regional Sul da Ordem dos Engenheiros Técnicos e Membro do Conselho Directivo Nacional, de 2018 a 2021, em representação e gestão dos distritos de Lisboa, Santarém, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro, uma região com cerca de 10 000 membros. A lista A, liderada pelo actual Bastonário Augusto Ferreira Guedes, foi eleita em 14 de Novembro de 2017, na representação de 26 000 membros, ao serviço da engenharia portuguesa, há mais de 160 anos.

A OET – Ordem dos Engenheiros Técnicos, associação de direito público, com estatuto
publicado na Lei 157/2015, de 17 de setembro, foi criada pela Lei 47/2011, de 27 de Junho, que redenomina a ANET e produz a primeira alteração ao seu estatuto, anteriormente publicado através do Decreto-Lei n.º 349/99 de 2 de Setembro, no uso da autorização legislativa concedida pelo Artigo 1º da Lei nº. 38/99, de 26 de Maio, e nos termos da alíena b) no nº 1 do Artigo 198º da Constituição da República Portuguesa, é a associação pública de natureza profissional que atribui o título e regula o exercício da profissão de engenheiro técnico. Os engenheiros técnicos são profissionais de engenharia, detentores de formação académica completa, a que corresponde o grau académico de Licenciado em Engenharia.

A OET enquanto organização profissional de âmbito nacional, para melhor e de forma mais próxima servir os engenheiros técnicos, está organizada em 5 secções regionais, que cobrem todo o território nacional. As Secções Regionais, dotadas de Órgãos Estatutários e instalações públicas, compreendem as regiões:

• Açores, sediada em Ponta Delgada;
• Centro, sediada em Coimbra;
• Madeira, sediada no Funchal;
• Norte, sediada no Porto;
• Sul, sediada em Lisboa.

A OET, em termos da regulação do exercício da profissão, está estruturada em colégios de especialidades, estando estatutariamente constituídos os seguintes colégios:

1. Engenharia Aeronáutica;
2. Engenharia Agrária;
3. Engenharia Alimentar;
4. Engenharia de Ambiente;
5. Engenharia Civil;
6. Engenharia Electrónica e de Telecomunicações;
7. Engenharia de Energia e Sistemas de Potência;
8. Engenharia Geotécnica e de Minas;
9. Engenharia Geográfica/Topográfica;
10. Engenharia Industrial e da Qualidade;
11. Engenharia Informática;
12. Engenharia Mecânica;
13. Engenharia da Protecção Civil;
14. Engenharia Química e Biológica;
15. Engenharia de Segurança;
16. Engenharia de Transportes;