Se está a preparar uma visita às Terras de Sicó, faça uma pesquisa pelas principais rotas e museus que possam ser inseridos entre essas rotas. Além de conhecer o local, tire tempo para experimentar os produtos regionais.
Não sabe que produtos experimentar? Os que se encontram de seguida são um excelente ponto de partida.
Vinhos das Terras de Sicó
Os vinhos das Terras de Sicó são conhecidos pela sua qualidade e sabor únicos. Estes são produzidos em concelhos como Condeixa-a-Nova, Soure, Penela, Alvaiázere, entre outros que se encontram nas proximidades.
Recentemente um novo vinho chegou ao catálogo, tendo sido certificado em dezembro de 2020. Este vinho do ano de 2019 tem como produtor Ricardo Costa e é produzido apenas da casta Baga. Um vinho que vale a pena provar!
Azeite Serra de Sicó
O processo tradicional de produção de azeite é longo e, como tal, já se aposta nas novas tecnologias para facilitar, um pouco, todo esse processo. No entanto, muitos lagares destas regiões ainda optam pela forma mais tradicional.
Estes azeites têm um sabor único e são usados tanto no processo de conservação – de enchidos, por exemplo –, como apenas para saborear. Um pedaço de pão e um prato de azeite é tudo o que precisa para o saborear: molhe o pão e experimente.
Rabaçal, Penela e Alvaiázere são os principais locais onde se podem encontrar produtores de azeite Serra de Sicó.
Mel Serra de Sicó
O mel Serra de Sicó é o mais conhecido das regiões e tem um sabor incrível! Este produto tem como área geográfica de produção os concelhos de Pombal, Condeixa-a-Nova, Ansião, Alvaiázere e Penela.
Os produtores muitas vezes usam o mel para produzir outros produtos, como aguardente e licores. Caso se fiquem pelo mel, os produtores percorrem um caminho cuidadoso para oferecerem o melhor produto possível ao consumidor.
E já que se fala em mel, saiba que o mel de laranjeira é também uma excelente opção para ter em casa. Este mel leve, doce, aromático e relaxante pode ser encontrado na loja online Holyart.
A Holyart é uma loja online de artigos religiosos onde pode encontrar alguns produtos de mosteiros. Um desses produtos é o Mel de Laranjeira produzido em Itália e que vem num frasco de 500 gramas que custa 8,99€.
Doces, Compotas e Licores
Os doces e compotas são excelentes opções para um pequeno-almoço ou para o seu lanche. Para uma experiência gastronómica inesquecível, prove os doces e compotas com pão acabado de sair do forno. Garantimos que não se vai arrepender.
Já os licores são ideais para as noites frias ou para os finais de tarde.
Estes produtos podem ser adquiridos num dos principais produtores, localizados em Alvaiázere, Santiago da Guarda, Penela ou Pombalinho. Se preferir, pode experimentar os produtos num estabelecimento local antes de sequer pensar na compra.
Queijo do Rabaçal
E porque não fazer uma visita ao Museu da “Villa Romana” do Rabaçal e, no final, experimentar o queijo tradicional da região? Este é um queijo realmente delicioso e que pode ser experimentado num dos estabelecimentos do local ou comprado na produtora da região.
Este queijo curado é produzido de acordo com as regras de produção e é comercializado com um peso que varia entre os 0,3 kg e os 0,5 kg.
Desde que a pandemia começou, a produção de queijo do Rabaçal diminuiu. No entanto, pode fazer a compra deste queijo em Pombalinho, Pombal ou Santiago da Guarda, regiões onde se encontram os principais produtores do queijo do Rabaçal.
Este produto também pode ser encontrado em grandes superfícies comerciais, portanto porque não experimentar na sua próxima ida às compras?
Enchidos e Fumados
Nas Terras de Sicó cumpre-se a velha tradição que nos diz que “do porco se aproveita tudo”. Chouriça, linguiça e muitos outros produtos podem ser encontrados à mesa, para acompanhar com um pedaço de pão fresco e um bom vinho de Terras de Sicó.
Os principais produtores destes enchidos e fumados estão localizados em Alvaiázere, Pombal e Condeixa-a-Nova. No entanto, num dos estabelecimentos das regiões, pode conseguir este momento típico com amigos e familiares.
Outros produtos como as ervas aromáticas ou os frutos secos também são excelentes opções. Experimente, não se vai arrepender.