A Guarda Nacional Republicana, entre os dias 12 e 13 de outubro, implementou um dispositivo especial, intensificando as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade de Fátima, para garantir a segurança e tranquilidade pública do evento e assegurar segurança rodoviária e fluidez do trânsito, com o objetivo de apoiar e garantir a segurança dos peregrinos e prevenir a atividade criminal, através do reforço do policiamento no Santuário e zonas envolventes.
A missão focou-se em três áreas de atuação:
• Garantir a segurança rodoviária e a fluidez de trânsito nos acessos a Fátima;
• Garantir a prevenção de ilícitos, incivilidades ou alterações da ordem pública;
• Garantir o clima de tranquilidade e segurança durante todo o evento, através de uma atuação de sensibilização e apoio aos peregrinos.
No dispositivo especial foram empenhados meios do Comando Territorial de Santarém, do Comando Territorial de Leiria, da Unidade de Intervenção, da Unidade Nacional de Trânsito, da Unidade de Serviço e Honras de Estado e da Unidade de Emergência Proteção e Socorro, das valências de âmbito territorial, trânsito, intervenção, ordem pública e operações especiais, informações e investigação criminal, inativação de explosivos, cinotécnica, forças a cavalo, patrulhas de Tourist Suport Patrol e Unmanned Aircraft Systems (UAS), vulga-se “drone”.
A operação decorreu sem incidentes, tendo ao longo dos dias de operação sido registados os seguintes resultados operacionais:
• Dez autos por contraordenação por infrações ao Código da Estrada e três autos de contraordenação à legislação complementar;
• Seis pessoas perdidas e localizadas;
• Seis mendigos identificados e encaminhados;
• Quatro carteiras recuperadas;
• Cinco extravios de carteiras;
• Oito situações de apoio a peregrinos.
A operação contou ainda com a presença de dois elementos da Guardia Civil de Espanha e com a visita do Exmo. Comandante Geral da Polícia Nacional de Timor Leste, Comissário Faustino da Costa.
Assinalou-se também o início das comemorações do dia do Comando Territorial de Santarém, incluídas na missa da peregrinação internacional aniversária, através do transporte do andor de Nossa Senhora de Fátima e da participação de uma representação de militares e civis do Comando Territorial de Santarém.