Início REGIONAL ALCANENA – Voto de Pesar e de Reconhecimento a Maria Adelaide Ferreira...

ALCANENA – Voto de Pesar e de Reconhecimento a Maria Adelaide Ferreira Rodrigues

A Câmara Municipal de Alcanena deliberou, por unanimidade, na sua reunião realizada a 5 de novembro de 2018, a atribuição de um Voto de Pesar e de Reconhecimento em homenagem a Maria Adelaide Ferreira Rodrigues, mulher ímpar e inesquecível da Vila de Alcanena, uma extraordinária promotora da cultura e das artes em geral, nas suas mais variadas vertentes, falecida a 28 de outubro de 2018, aos 84 anos de idade.

Natural de Alcanena, Maria Adelaide Ferreira Rodrigues nasceu a 17 de março de 1934, sendo conhecida por “Maria Zabeleta”, nome herdado do pai. Passou a sua infância e juventude em Alcanena, mas cedo se mudou para Torres Novas. Para além da sua carreira profissional como telefonista dos CTT, desenvolveu uma longa carreira ligada às artes, tendo herdado dos pais o jeito para a poesia, mas também para a prosa, para o canto e para a dança. Cantou, durante vários anos, no Choral Phydellius, no naipe dos contratos, foi solista da Orquestra Típica Scalabitana (Santarém), animou festivais de música da região e marchas populares.

Ao longo da sua vida, Maria Adelaide Ferreira Rodrigues integrou grupos de música ligeira, como o “Conjunto Nova Augusta”, onde participava na parte de variedades, e participou em tertúlias fadistas, tendo sido premiada com o título de “O Melhor Fadista Ribatejano”, em 1975. Gravou vários LP de fado e um LP com as Marchas Populares de Lisboa, sendo cantora habitual em vários programas na rádio e na TV, nomeadamente no Rádio Clube Português e na Rádio Renascença. Destacou-se também na poesia, graças à sua forma muito própria de encarar a vida, o mundo, o amor e a natureza, tendo escrito centenas de poemas, materializados em vários livros de poesia editados, tendo muitos deles sido utilizados nas letras de dezenas de canções dos Festivais da Canção em Torres Novas. Colaborou em vários jornais, com destaque para o jornal “O Alviela”, de Alcanena, e “O Almonda”, de Torres Novas, onde publicou alguns dos seus poemas. Publicou vários livros, alguns deles editados com o apoio da Câmara Municipal de Alcanena.

Participou na antologia de Poetas Lusófonos e muitos dos seus trabalhos foram conhecidos através dos Jogos Florais do Concelho de Alcanena, entre outros concursos literários, em que ganhou variadíssimos prémios. Foi, nos últimos tempos, dinamizadora da ARPE – Associação de Reformados e Pensionistas de Torres Novas, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). A Câmara Municipal de Alcanena, a 8 de maio de 2014, na cerimónia realizada no âmbito das Comemorações do 1º Centenário da Fundação do Concelho de Alcanena, atribuiu a Maria Adelaide Ferreira Rodrigues a Medalha de Mérito do Município de Alcanena – Grau Ouro – Personalidade de destaque na área das artes.

Atendendo ao importante legado, e em jeito de homenagem a uma mulher que tanto deu ao concelho de Alcanena, a Câmara Municipal de Alcanena promoveu a edição do livro “Não Abdico de Me Amar”, obra que reuniu um conjunto de versos, sendo o culminar de uma carreira como poetisa, cantora e artista, cuja apresentação decorreu em Alcanena, no dia 19 de março de 2016. www.cm-alcanena.pt