ALCANENA – As nascentes dos rios Almonda e Alviela e a água...

ALCANENA – As nascentes dos rios Almonda e Alviela e a água que forma as grutas e os tufos calcários

O Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia juntaram-se à iniciativa do Ciência Viva – Agência Nacional para Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva no Verão 2015 – e, no próximo dia 30 de agosto, pelas 10h00, promovem a atividade – “As nascentes dos rios Almonda e Alviela e a água que forma as grutas e os tufos calcários”.

O percurso terá início na nascente do Rio Almonda, passando pela represa onde é captada água para a fábrica da Renova, as grutas associadas e os tufos calcários que se depositaram nos terraços do rio. À tarde, terá lugar um passeio pela nascente do Rio Alviela e grutas atravessadas pela Ribeira de Amiais, com referência ao enquadramento geológico e aos problemas de contaminação das águas.

Ponto de encontro: Junto ao Café Cabaça’s, em Videla

Idade mínima: 6 anos

Duração: 8:00h

Transporte durante a ação: automóvel próprio.

Os participantes deverão levar farnel, calçado e vestuário (incluindo chapéu) adequado a percurso pedestre, água (1,5 litro por pessoa) e protetor solar. A atividade termina na zona da praia fluvial do Alviela, podendo levar-se fato de banho. Deslocação em viatura própria.

A inscrição é obrigatória e gratuita, devendo ser efetuada no sitewww.cienciaviva.pt/veraocv/2015.