ACTUALIDADE – Merendas com Personalidade destacam rios Tejo e Zêzere

ACTUALIDADE – Merendas com Personalidade destacam rios Tejo e Zêzere

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e o Município de Constância estão a preparar um evento na Camões com Sabor, em torno dos rios Tejo e Zêzere, para dia 26 de fevereiro. A iniciativa, designada Merendas com Personalidade – Estórias de Rio, traz o barqueiro Sérgio Silva, para contar algumas das suas histórias e experiências à volta dos rios. Também pescador, foi com o pai que se iniciou nas artes piscatórias aos 7 anos de idade, atividade que mantém até aos dias de hoje, em paralelo com a travessia de barco no Tejo.
Para preparar a merenda, composta por “Lampreia à Bordalesa”, “Suor de Barbo”, “Fritada mista de escabeche” e “Sopas de pão com aroma de bord’água”, estará António Rodrigues, reformado militar, cujo prazer é cozinhar. Os petiscos terão alguns dos segredos do tempero que aprendeu com o avô, quando o acompanhava nos petiscos à borda de água.
Os participantes terão, também, a oportunidade de provar neste petisco “Bolo da Praça”, da doceira tradicional constanciense, Maria de Fátima Bandarra. O evento está marcado para as 19 horas com concentração na loja de produtos locais em Constância, Camões com Sabor, sita na rua Luís de Camões.
Merendas com Personalidade é uma iniciativa da TAGUS que tem por objetivo promover e valorizar os produtos e a gastronomia de Abrantes, Constância e Sardoal, convidando personalidades ligadas ao Ribatejo Interior ou às tradições da região para confecionar um petisco nos seus espaços de promoção e comercialização de produtos locais. A atividade tem inscrições limitadas e obrigatórias através do email comunicacao@tagus-ri.pt.