ABRANTES – Historiador abrantino apresenta livro sobre localidade de Água das Casas

ABRANTES – Historiador abrantino apresenta livro sobre localidade de Água das Casas

O historiador José Martinho Gaspar apresenta o livro “Águas das Casas: Memórias de uma Comunidade”, dia 22 de outubro, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, com entrada livre.

No livro, o autor aborda a vida quotidiana de Água das Casas, – localidade rodeada de água num dos braços da Albufeira de Castelo do Bode e situada no norte do concelho de Abrantes, na Freguesia de Fontes -, as práticas de sociabilidade e as tradições festivas, o processo associativo desde há 40 anos e também a estrutura das famílias e de como se cruzaram, até meados do século XX.

José Martinho Gaspar é filho da terra, tendo nascido em Água das Casas na década de 60 do século XX. Licenciou-se em História na Universidade de Coimbra, onde também fez Mestrado em História Contemporânea, no âmbito do qual publicou “A Primeira República em Abrantes: Evolução politica e açãolaicizadora” e “Os Discursos e o Discurso de Salazar”. Além da produção de vários trabalhos de história local, coordena o Centro de Estudos de História Local de Abrantes, onde dirige a revista Zahara há 13 anos. Fez pós-graduação em Ciências Documentais e foi professor bibliotecário. É professor de História. Em 2012 publicou o livro de contos “Histórias Desencantadas” e no fim de 2015 estrear-se-á na literatura infantil com “Mundo Quadrado”. No verão deste ano publicou “Água das Casas: memórias de uma comunidade”, publicado pelo Centro Social, Cultural, Recreativo e Desportivo de Água das Casas, porque tinha esse dever para com a aldeia onde nasceu e aqueles que a construíram.

Atualmente integra a comissão do Centenário da elevação de Abrantes a cidade (2016).