A 24 de junho, o Município da Sertã comemorou o Feriado Municipal: a inauguração da requalificação do Edifício dos Paços do Concelho constituiu o ponto alto das comemorações, marcado pela presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel. O programa teve início com o habitual Hastear da Bandeira no Edifício dos Paços do Concelho da Sertã, às 9 horas, a que se seguiu a habitual colocação de coroa de flores junto à Estátua de D. Nuno Álvares Pereira, em Cernache do Bonjardim, que contou com a Formatura dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim. Junto ao quartel desta corporação teve lugar a apresentação pública de cinco viaturas, onde se inclui uma Veículo Florestal de Combate a Incêndios comparticipado em 85% pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no uso de Recursos (POSEUR), sendo os remanescentes 15% suportados pelo Município da Sertã. Os veículos foram apadrinhados e benzidos, numa cerimónia que contou, entre outras, com as presenças de José Artur Neves, Secretário de Estado da Protecção Civil, Francisco Peraboa, Comandante Distrital da Protecção Civil, José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, Filomena Bernardo, Presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais e Fernando Farinha, Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim.
Na apresentação pública dos veículos, José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, referiu-se aos bombeiros de Cernache do Bonjardim como “parceiros fundamentais de todas as horas”, atuando sempre com “profissionalismo, elevação e dedicação, garantindo o socorro e a segurança de pessoas e bens”. Aproveitando a presença do Secretário de Estado da Protecção Civil, o autarca aproveitou para realçar o trabalho do Governo desenvolvido “sobretudo após os incêndios de 2017, e que tem permitido a afirmação de um novo paradigma na prevenção e no combate a incêndios e, sobretudo, uma nova forma de encarar a proteção civil”. Às 15h30m, no renovado edifício dos Paços do Concelho, José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã e Carlos Miguel, Secretário de Estado das Autarquias Locais, descerraram a placa evocativa da inauguração da requalificação. Seguiu-se a bênção pelo Padre Daniel Almeida, Pároco da Sertã. No Salão Nobre, David Ferreira, guitarrista clássico natural do Concelho da Sertã, interpretou temas musicais, que antecederam os discursos.
José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, regozijou-se pelo momento simbólico “que devolve ao Concelho da Sertã um dos seus edifícios mais emblemáticos. É aqui a casa da nossa democracia e é aqui que todos sentimos de forma mais plena a força do municipalismo.” O autarca agradeceu “o empenho, a colaboração, e a benevolência” de Carlos Miguel e dos seus antecessores, que possibilitaram a requalificação do edifício, numa “intervenção que permitiu renovar toda a estrutura do edifício, garantindo as melhores condições para os nossos colaboradores e para os munícipes que diariamente aqui se deslocam para tratar dos mais variados assuntos.” Deste modo, “os Paços do Concelho da Sertã recuperam o brilho de outrora e assumem a sua excecional condição de fiéis depositários da nossa memória enquanto povo.”
Carlos Miguel, Secretário de Estado das Autarquias Locais, elogiou o executivo pela “decisão em recuperar este belo edifício. É um edifício de referência, de um arquitecto de referência do nosso país.” Deu ainda “uma palavra de regozijo ao governo por ser parceiro da autarquia nesta obra, como será em muitas mais. Uma obra nova vem sempre em boa altura.” No quadro atual da tendente descentralização e aumento de competências por parte de câmaras municipais e juntas de freguesia e aumento de expetativas por parte da população, Carlos Miguel referiu “que temos que ter melhores equipamentos para poder exercer essas competências. Ninguém pode ter competências sem ter mais equipamentos, ferramentas, pessoas e capacidade financeira para responder a tudo isso.” Carlos Miguel aproveitou a ocasião para anunciar o lançamento de um programa do Governo específico para municípios do interior para beneficiação de equipamentos municipais. Estiveram presentes na cerimónia João Paulo Catarino, Coordenador da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, os Deputados à Assembleia da República António Leitão Amaro, Manuel Frexes e Álvaro Baptista e o antigo autarca sertaginense José Manuel Carreto.
Após a inauguração decorreu a abertura da exposição de pintura de Tito Vitorino, natural de Cernache do Bonjardim filho do também pintor Túllio Victorino. A exposição estará patente no edifício dos Paços do Concelho até 7 de Setembro. Seguiu-se o convívio com lanche e animação musical no espaço envolvente ao edifício. A encerrar as comemorações do Feriado Municipal, decorreu a Final do XXI Torneio de Futsal Luís Gouveia, no Pavilhão Desportivo da Sertã, do qual se sagrou vencedora a equipa Talho Simões.