“Guilherme e o achamento da Senhora do Pranto”, um livro de Nuno Garcia Lopes com ilustrações de Márcia Santos, é o terceiro volume da colecção Lendas e Narrativas de Ferreira do Zêzere, cujo lançamento ocorreu na quinta-feira, dia 12 de Novembro, na Escola Pedro Ferreiro, naquela vila.
A colecção é uma iniciativa da Fundação Maria Dias Ferreira, destinada ao público infanto-juvenil e que tem como objectivo agregar as histórias, lendas e contos mais significativos do concelho de Ferreira do Zêzere, contribuindo, assim, para a divulgação do rico património cultural ali existente. Numa primeira fase foram publicados quatro livros, a que se seguirão mais oito. Para o escritor tomarense é mais uma incursão no universo das lendas, depois da edição, em 2010, de “O dia em que choveu pétalas”, a adaptação para o público infantil da história de Santa Iria, padroeira da cidade nabantina.
A partir dos diversos relatos escritos que existem da lenda do achamento da Senhora do Pranto e da consulta das principais fontes históricas sobre o local, o autor concebeu uma narrativa em que a deslumbrante paisagem de Dornes (sítio deste enredo) é o campo de acção de Guilherme, destemido cavaleiro criado a partir da figura de Guilherme de Pavia, à época responsável por aqueles domínios.
“Guilherme e o achamento da Senhora do Pranto” vai agora ser apresentado na Biblioteca Municipal de Tomar, dia 27 de Novembro, pelas 10 horas da manhã, constituindo o primeiro momento do programa comemorativo dos 20 anos de edição literária de Nuno Garcia Lopes, que se completam precisamente nesse dia. Para já, será possível conhecer os quatro livros, as ilustrações originais e mais pormenores sobre os seus autores na exposição patente na Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere até 30 de Novembro.