Início ECONOMIA ECONOMIA – Indústria dos videojogos: 3 revoluções que mudaram o mercado

ECONOMIA – Indústria dos videojogos: 3 revoluções que mudaram o mercado

O mundo dos jogos eletrónicos é um segmento que conta com milhões de aficionados. No que toca à indústria do entretenimento online, os videojogos ocupam um lugar de destaque entre os diversos segmentos que mexem com a internet.

Este mercado nunca deixou de crescer, nem mesmo nas maiores crises. A indústria dos videojogos está avaliada em, aproximadamente, 300 mil milhões de dólares, segundo um estudo da Accenture. Este valor é muito superior à indústria da música ou do cinema, por exemplo. O triunfo dos videojogos está na ampla variedade de géneros e da constante evolução tecnológica.

No mundo, estima-se que existam aproximadamente 2,7 mil milhões de gamers, este número indica que 34% da população mundial joga algum tipo de jogo eletrónico. É um mercado imenso e que não para de inovar.

A seguir, conheceremos três revoluções que potencializaram o mundo gaming.

Na palma da mão

Por muitos anos, o mercado dos videojogos esteve polarizado entre consolas e computadores. Estas foram as duas principais plataformas utilizadas para jogar durante décadas, no entanto, a chegada de um novo competidor mudou o paradigma da indústria.

A rápida evolução dos telemóveis, que atualmente são smartphones, foi determinante para alterar o panorama. Estes dispositivos inteligentes foram dotados de ecrãs maiores, melhor definição, maior cobertura de rede e processadores potentes. Com estas novas características, os telemóveis converteram-se em consolas portáteis capazes de reproduzir gráficos elaborados.

O nascimento do Mobile Game foi fundamental para popularizar o gaming e facilitar o acesso aos jogos eletrónicos. Diversos títulos de renome nas consolas e PCs ganharam versões para o telemóvel. Um estudo do IDC (International Data Corporation) revelou que 60% do mercado dos videojogos está nas mãos dos jogos para smartphones.

iGaming

A indústria dos videojogos é reconhecida pela sua grande segmentação. Quando se trata de géneros de jogos, a lista é quase infinita, além da criação e renovação de categorias que conseguem conquistar a atenção dos jogadores.

Foi nesse movimento de nicho que nasceu o iGaming. Uma ramificação dedicada aos títulos e categorias que podem envolver dinheiro real. Neste segmento, duas vertentes estão consolidadas: as apostas desportivas e os casinos online.

É nesta segunda secção que alguns jogos clássicos ganham nova vida na Internet. Nomes clássicos como blackjack, roleta e slots machines foram remodelados e fazem valer a fama do passado. Através de plataformas especializadas, estes clássicos ganharam novos modos jogos e designs inovadores.

Com efeito, no iGaming, os clássicos do casino conquistaram um segmento ao qual podem “chamar de seu”.

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Um desporto como outro qualquer

A competição está nas bases fundamentais dos videojogos. No início, as disputas eram locais, dois jogadores, dois comandos e uma partida para vencer. Com a evolução da internet e do jogo em rede (online), os duelos ganharam dimensões globais e o gosto pelo desafio tomou proporções profissionais.

Diversos títulos populares, como Counter-Strike, Rainbow Six ou Fortnite, ganharam contornos de desporto real. O cenário competitivo ganhou equipas, conhecidas como “Organizações, jogadores profissionais e campeonatos nacionais e internacionais. Tudo como manda o figurino.

A popularidade dos eSports, assim são chamados os desportos eletrónicos, é imensa. Os eventos competitivos são transmitidos em direto e milhões de adeptos acompanham cada movimento dos profissionais.

A título de exemplo, a grande final do The International 2022, o campeonato mundial de Dota 2, registou 1,75 milhões de espetadores em simultâneo, no total, foram mais de 5,44 milhões de horas assistidas. Isso mostra o poder dos videojogos de lucrarem e dos gamers o desejo por melhorarem as suas armas de jogo.

Por lar em gamers, estes dedicam-se a essas modalidades, treinam horas e horas, muitas vezes, com acompanhamento de um corpo de profissionais voltados não só para o digital, mas também para o real, com dietas e rotinas de exercícios para que o corpo e a mente estejam preparados para os desafios.

Com efeito, estes três fatores impulsionaram ainda mais o crescimento da indústria dos videojogos.

A chegada dos smartphones abriu as portas dos jogos eletrónicos para milhares de novos jogadores.

Já o iGaming originou uma categoria de jogos que atrai os jogadores do mundo físico ao digital, o que além de beneficiar a indústria dos casinos online, beneficia também o próprio gaming com uma vertente mais focada na casualidade e diversão pontual.