ECONOMIA – A tecnologia 5G e o seu impacto na indústria do...

ECONOMIA – A tecnologia 5G e o seu impacto na indústria do entretenimento

As redes 5G começaram a prosperar em alguns países no fim da última década e mostraram-nos um pouco do potencial da quinta geração da rede móvel. Agora, com o 5G a ganhar terreno, muitos setores da sociedade já sentem o impacto dos benefícios desta nova tecnologia, principalmente na área do entretenimento online.

Isto ocorre por diversos motivos. Um deles está relacionado com o facto do 5G contar com uma velocidade até 20 vezes superior ao 4G, bem como apresenta uma latência máxima de um milissegundo. É justamente esse baixo nível de latência da quinta geração de rede móvel que faz com que as conexões apresentem alto nível de solidez e sem falhas no streaming em resoluções em 4k, por exemplo.

Além disso, ao contrário do 4G, o 5G amplia o número de dispositivos que se podem ligar à rede móvel por quilómetro quadrado com conexão estável, sendo que a capacidade de largura de banda da quinta geração de rede móvel é cem vezes maior do que a sua antecessora.

Apresentadas as principais características do 5G, vamos descrever segmentos distintos do entretenimento online que têm vindo a ser transformados progressivamente na propagação da quinta geração de rede móvel. São eles: plataformas de jogos na cloud, realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA) e, por fim, o mercado de jogos mobile.

Indústria de jogos na cloud cresce com o 5G

O crescimento da indústria de jogos através de streaming beneficiará consideravelmente com o 5G. Atualmente, plataformas de jogos na cloud, como o GeForce Now, o Google Stadia e o Xbox Cloud Gaming, são serviços que contam com uma rede rápida e responsiva ligação quando estão conectados em fibra ótica.

Em contrapartida, jogar em conexão 4G não é uma ótima experiência para os utilizadores de jogos na cloud — a latência pode-se tornar num incómodo. Sendo assim, como os servidores de jogos em nuvem necessitam de nível baixo de latência para operar sem problemas, taxas de dados elevadas e conectividade sólida, a tecnologia 5G caiu que nem uma luva para a indústria de jogos.

Realidade virtual e realidade aumentada no 5G

Apesar de marcar presença no mercado de jogos há alguns anos, é facto que as tecnologias de RV e RA ainda são ferramentas de nicho. Em parte deve-se a obstáculos que agora podem ser superados pela quinta geração de rede móvel e pela computação avançada.

Hoje, a RV e a RA exigem headsets grandes e com a tecnologia dependente de dispositivos conectados. Com o 5G, os headsets conseguem transmitir conteúdo diretamente de sistemas em nuvem. Ou seja, a fonte de computação já não é disponibilizada pelo dispositivo em si, mas pelos servidores aos quais os headphones estão conectados.

A influência do 5G no mercado de jogos mobile

As velocidades ultrarrápidas e a largura de banda expansiva, aliada à baixa latência da quinta geração de rede móvel, têm-se tornado fatores importantes para tornar o entretenimento online mais interativo e imersivo em simultâneo, principalmente com a expansão de aparelhos 5G de marcas populares no mercado, como a Samsung e a Motorola.

Desta forma, grandes empresas de distintos sectores de jogos, como, por exemplo, da Steam (Valve Corporation), com uma grande variedade de jogos no seu catálogo, e da PokerStars Casino, com jogos como blackjack e slots, já beneficiam dos recursos que as redes 5G proporcionam em termos de tecnologia aos clientes.

No cenário de jogos online, um dos principais trunfos do 5G é a ausência de atrasos nas conexões em streaming, justamente devido ao nível baixíssimo de latência em comparação ao 4G. Assim sendo, os jogadores de plataformas portáteis com acesso à quinta geração de rede móvel conseguem ter uma experiência mais aprimorada neste aspeto, sendo de suma importância nos jogos com transmissão remota.

Como está a cobertura do sinal 5G em Portugal?

Contrariamente a outros países europeus, que estão mais avançados na expansão da quinta geração de rede móvel, como a Alemanha e a Inglaterra, Portugal caminha em passos mais lentos para cobrir todo o território nacional com sinal 5G.

De acordo com a plataforma nPerf, Lisboa é a cidade com maior cobertura da tecnologia 5G no país atualmente. Outros locais com suporte à nova tecnologia em solo nacional: Braga, Viana do Castelo, Santarém, Portalegre, Setúbal, Porto, Vila Nova de Gaia, Lagos, Faro, Figueira da Foz, entre outros.