Débora Silva e Ana Lourenço, co-fundadoras do Prémio Cinco Estrelas, contextualizaram o âmbito do projeto, iniciado há oito anos, que pretende identificar “as marcas que realmente se destacam e são mais valorizadas pelos consumidores, aplicando a mesma metodologia às diferentes regiões do país”. O Prémio Cinco Estrelas Regiões surgiu em 2018 para identificar o que de 5 estrelas existe nas diferentes regiões do país que as caracteriza e que “tão bons serviços e memórias proporciona a todos”. 245 mil consumidores nomearam, avaliaram e premiaram aquilo que consideram cinco estrelas no nosso país: ícones regionais (património, cultura, gastronomia), negócios locais, e marcas de origem portuguesa, entre outros, que constituem mais-valias no desenvolvimento das regiões. A edição de 2022 distinguiu 114 ícones e 112 marcas Cinco Estrelas.
Nesta quinta edição, o Prémio Cinco Estrelas Regiões distinguiu o Maranho no distrito de Castelo Branco, na categoria “Cozinha Tradicional Portuguesa”, numa distinção atribuída aos Municípios da Sertã e Proença-a-Nova.
Recorde-se que desde 2011 o Maranho é o protagonista do Festival de Gastronomia promovido anualmente pelo Município da Sertã, sendo que a próxima edição se realiza de 14 a 17 de julho. O Maranho da Sertã goza de grande reputação, sendo um dos produtos mais afamados da gastronomia regional. Regularmente conquista diversos prémios, sendo de referir os mais recentes a “Medalha de Ouro” e “O Melhor dos Melhores” no 12.º Concurso Nacional de Ensacados Tradicionais Portugueses promovido este ano pelo CNEMA (Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas) e pela Qualifica/oriGin Portugal. Em 2020 foi conferida, a nível nacional, proteção à denominação «Maranho da Sertã» como Indicação Geográfica, publicado em despacho da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.