A exemplo dos anos anteriores, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) lançou às autarquias desafios, no âmbito da preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, que consistem na pintura das sargetas e sumidouros ou muros, nas escolas e espaços públicos. O objetivo é educar para a cidadania ativa, implementando estratégias de cooperação escolas–autarquias para a promoção da sustentabilidade, incentivando à preservação e valorização do espaço público, dentro e fora do recinto escolar, e promovendo um novo olhar sobre os territórios, centrado na arte.
Como prémio do trabalho realizado, os participantes visitaram o Oceanário. Venceram o 1.º lugar nos dois desafios os alunos do 12.º ano da Escola Secundária de Maria Lamas.
O MAR COMEÇA AQUI
Pintura de sargeta ou sumidouro, alertando para o facto de terem como função a recolha e o escoamento das águas pluviais, transportando vários resíduos que não são filtrados e desembocam, diretamente, nos rios, nas lagoas ou no mar, afetando diretamente os ecossistemas terrestres e aquáticos.
Participantes:
o Escola Básica Dr. António Chora Barroso
o Escola Básica e Secundária de Artur Gonçalves
o Escola Profissional e Torres Novas
o Centro Escolar Visconde S. Gião
o Escola Secundária de Maria Lamas
MUROS COM VIDA
Pintura ao ar livre, em muros dentro do recinto escolar ou em espaços afetos ao domínio público municipal, de livre acesso e uso coletivo, enquadrando-se no programa Eco-Escolas e podendo integrar ecossistemas como florestas, terras agrícolas, zonas húmidas e oceanos.
Participantes:
o Escola Básica Dr. António Chora Barroso
o Escola Básica e Secundária de Artur Gonçalves
o Jardim-Escola João de Deus
o Escola Básica Manuel de Figueiredo
o Escola Secundária de Maria Lamas