A WWA concluiu a 35.ª edição do Nautique WWA Wakeboard World Championships, com o barco oficial Super Air Nautique G23 a levar os melhores do mundo à vitória no último dia de competição. O evento regressou ao Lago Azul, em Ferreira do Zêzere, Portugal, após oito anos, e foi o palco ideal para atletas de mais de 20 países colocarem tudo em jogo pelo título mundial da WWA. “Portugal não desiludiu no 2023 Nautique WWA Wakeboard World Championships apresentado pela GM Marine. As multidões foram fantásticas e o que se passou foi ainda melhor. Coroámos 23 Campeões Mundiais WWA de todo o mundo”, disse o Presidente da WWA, Shannon Starling. “A comunidade e as novas amizades feitas neste fim de semana são o que este desporto tem de melhor.” Zahra Kell (AUS), atleta da Nautique, fez uma apresentação impressionante no Pro Women’s, na qual os aplausos do público foram bem visíveis, conquistando o primeiro lugar com 86,67. A sua primeira passagem consistiu num enorme whirly e tootise roll antes de voltar na segunda passagem com um dum dum e heelside roll to blind, não deixando dúvidas na mente de ninguém de que Zahra Kell tinha acabado de ganhar o título mundial do Wakeboard World Series. Em segundo lugar, Meagan Ethell (EUA), marcou 81,67 com um elegante tail grabbed wrapped heelside 540. A fechar o pódio, num terceiro lugar muito renhido, Mary Morgan Howell (EUA) fez um crowmobe com uma pontuação de 78,67. “É fantástico ser coroada Campeã do Mundo aqui em Ferreira do Zêzere, Portugal, e conquistar este ano os títulos do Wakeboard World Series e do Nautique Wake Series Overall”, comentou Zahra Kell, atleta da equipa Nautique. “Foi um ano fantástico e não consigo pensar num lugar melhor para terminar a época”. Cory Teunissen (AUS) provou sob pressão e como um verdadeiro campeão que tem tudo o que é preciso para levar para casa o título. Mostrando aos locais de Ferreira do Zêzere o melhor do wakeboard, Teunissen conquistou o título mundial de 2023 com um whirly 7, um mute mobe 540 e um stalefish doubl backroll, somando uma pontuação de 94,67. Em segundo lugar, Nic Rapa (AUS) fez tudo o que estava ao seu alcance, fazendo um heelside e um toeside 900, juntamente com um blind Pete, para marcar 93,00 pontos. Massimilliano Piffaretti (ITA) ficou em terceiro lugar, com 87,00 pontos, executando um incrível duplo mortal.
“Estou muito grato por ganhar o título mundial da WWA este ano, este foi um dos títulos mais difíceis para mim, foi uma corrida muito disputada durante toda a época”, conta o tri-campeão mundial de Wakeboard WWA Pro Men, Cory Teunissen. “Tive a sorte de conseguir executar a prova que queria e fazer as oito manobras planeadas para o último evento de uma época fantástica e mal posso esperar para ver o que está para vir”. Com a terceira vitória no título, Teunissen também foi coroado o campeão geral da 2023 WWA Wakeboard World Series. Sendo 2023 um dos anos mais competitivos da modalidade, os atletas foram forçados a procurar novas manobras, aperfeiçoado-se cada vez mais, de evento para evento, na tentativa de acompanharem a rápida progressão do wakeboard. Após um ano de paragem devido a lesão, Alex Albin (EUA) fez o derradeiro regresso e conquistou o título mundial Jr. Pro Men’s WWA numa impressionante apresentação. Com uma nota de 89.67 conquistada com um heelside frontside 900 e um nose grab crowmobe 540, tudo se conjugou para Alex chegar ao topo do pódio. Completando o pódio, Federico Dal Lago (ITA) ficou em segundo lugar, com 83,33 pontos, aterrando com um blind Pete. Em terceiro lugar, Shion Takaiwa (JPN) deu tudo o que tinha, terminando com 85,00 pontos. Ashley Kazmer (EUA) conquistou o seu primeiro título mundial com uma prova imaculada que incluiu um wrapped KGB e um backside 360 que lhe deram 71,00 pontos. Em segundo ficou Anna Maria Kushkovskaya com um toeside roll para reverter para uma pontuação de 64,67. Kitt Smith (EUA) fechou o pódio com 62,00, mostrando uma excelente variedade de manobras. “Estamos orgulhosos e agradecidos por um evento tão bem sucedido aqui em Portugal no Nautique WWA Wakeboard World Championships apresentado pela GM Marine”, salienta o Presidente da Nautique, Greg Meloon “O G23 teve um desempenho perfeito e proporcionou as melhores ondas do mundo, enquanto os melhores atletas de todo o mundo deram um espetáculo e levaram para casa os títulos do Campeonato Mundial. Parabéns a todos os vencedores!”.
Para consultar os resultados completos do 2023 Nautique WWA Wakeboard World Championship apresentado pela GM Marine, visite a aplicação WWA Rideline. (Thewwa.com/Rideline)