VILA NOVA DA BARQUINHA – O Voluntariado Local no Projeto Europeu

VILA NOVA DA BARQUINHA – O Voluntariado Local no Projeto Europeu

O projeto “O Voluntariado Local no Projeto Europeu” da Associação Viver entre Amigos de Vila Nova da Barquinha (1), viu o seu projeto aprovado no programa europeu ” Europe for Citizens”, em junho do corrente ano. Como entidades parceiras, neste projeto, destacam-se o Município de Vila Nova da Barquinha e os Comités de Geminação de Dissay (França) e de Madone (Itália). Durante a visita dos comités de geminação a Vila Nova da Barquinha, que irá ocorrer na última semana de julho, realizar-se-á um workshop subordinado ao tema “O voluntariado no processo europeu”, evento que decorrerá no dia 26 de julho, pelas 16h30, no Salão dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha.

“O Voluntariado Local no Projeto Europeu” é essencial para a uma cidadania europeia ativa, elemento identitário da civilização europeia que fomenta um sentimento de pertença a uma comunidade. O voluntariado é um meio importante para desenvolver a participação dos cidadãos na sociedade e na vida política, sendo a sua forma mais visível, diariamente através das ações das associações locais. O projeto visa debater a temática do voluntariado local através de um workshop com a participação dos elementos de 3 países e com a visita a várias associações, e entidades, que promovam o voluntariado ou que trabalham através do mesmo. Os participantes, no final do projeto, deverão conseguir identificar a importância do voluntariado local para o desenvolvimento das sociedades europeias, e serem capazes de replicar ações nas suas áreas de intervenção.

(1) A “Associação Viver Entre Amigos”, com sede no Centro Comunitário da Atalaia, iniciou a sua atividade no ano de 2005, e como áreas de atuação destacam-se as seguintes: promoção do intercâmbio cultural; promoção do concelho de Vila Nova da Barquinha; disseminação das potencialidades do concelho; divulgação de informação sobre as vilas com que existe Protocolo de Geminação, promovendo a troca de experiências e conhecimentos; promoção da defesa, salvaguarda e do património histórico, cultural e ambiental do concelho; promoção da identidade europeia através da disseminação do sentimento de pertença à Europa. Como exemplo de atividades desenvolvidas destacam-se ações de âmbito social e humanitário em parceria com as Associações concelhias, divulgação da ação do Comité e seu papel na sociedade durante as festas do concelho de V.N.B.,e noutros eventos promovidos pela Associação. Destaca-se ainda o desenvolvimento de ações humanitárias com Santa Catarina do Fogo, Cabo Verde.