VILA NOVA DA BARQUINHA – Feira do Tejo 2025 promete quatro dias de festa! Bárbara Bandeira e Carlão são ‘destaques’

Vila Nova da Barquinha prepara-se para receber mais uma edição da Feira do Tejo, de 12 a 15 de junho de 2025, numa celebração vibrante da identidade cultural, artística e comunitária do concelho. Com um programa diversificado e para todas as idades, o evento promete quatro dias repletos de tradições, sabores, sons e experiências únicas junto ao Tejo. A abertura oficial da Feira do Tejo acontece na quinta-feira, 12 de junho, com a inauguração da exposição “Vestido de Noiva – Tecendo memórias na Galeria de Bolso”, de Mona Martins, na Galeria Santo António, junto à Igreja Matriz, às 17h30, seguindo-se a visita ao recinto no Parque Ribeirinho. Na noite de Santo António não poderão faltar as sardinhas, os manjericos e as tradicionais Marchas Populares, com a participação das escolas e instituições locais. A noite termina com o concerto de Bárbara Bandeira (22h30), seguido dos Sempr’Abrir e de uma viagem musical aos anos 80 com o DJ Addline. Na sexta-feira, feriado municipal de Santo António (13 de junho), a festa começa cedo com o hastear da bandeira, ateliês para crianças, aulas abertas, workshops de canoagem e teatro. Ao final do dia, a procissão em honra do padroeiro da vila marca as comemorações dos 150 anos da paróquia. À noite, a Banda Sinfónica do Exército (22h30), sobe ao palco principal, acompanhada de um espetáculo de pirotecnia. Os sons dos anos 90 irão encerrar o dia de festejos, com animação a cargo de DJ Addline – Back to the 90’s.

O sábado (14 de junho) traz consigo uma programação intensa, que inclui visitas orientadas ao Castelo de Almourol, workshops de pintura e canoagem, insufláveis, animação de rua, folclore, grupos de cantares e concertos. O ponto alto da noite será o espetáculo de Carlão (22h30), seguido do grupo Rocket e da atuação do DJ Addline, desta vez com êxitos dos anos 2000. O último dia da Feira, domingo (15 de junho), começa com a 21.ª Concentração Vespalmourol, seguida de um passeio comentado pelo Parque de Escultura Contemporânea Almourol e uma sessão de Yoga. A tarde reserva mais música tradicional, fotografia, insufláveis, animação e eventos literários. O encerramento faz-se em grande com um concerto de Richie Campbell (22h30), precedido pelo jovem artista local Ímpar e acompanhado por pirotecnia. Durante os quatro dias da Feira, o Parque Ribeirinho será o coração do evento, com tasquinhas, artesanato, exposições, teatro, dança, desporto, animação de rua e muita música a preencherem o ambiente festivo à beira-Tejo.

Horários da Feira:
- Dia 12 (quinta-feira): 18h00 – 24h00
- Dia 13 (sexta-feira – feriado municipal): 15h00 – 24h00
- Dia 14 (sábado): 15h00 – 24h00
- Dia 15 (domingo): 15h00 – 24h00
A Feira do Tejo tem entrada livre e é resultante da parceria do Município com dezenas de associações e entidades do concelho. O evento é também uma oportunidade para conhecer as inúmeras atrações turísticas do território como o Trilho Panorâmico do Tejo, o Castelo de Almourol (monumento nacional cujo ingresso inclui também o acesso ao Centro de Interpretação Templário de Almourol), o Parque de Escultura Contemporânea, ou a Igreja Matriz de Atalaia, monumento nacional e um dos pontos principais da passagem do Caminho Português de Santiago pelo concelho. Vila Nova da Barquinha convida todos a viver a magia da Feira do Tejo 2025 – onde a tradição encontra a inovação e a comunidade se junta para celebrar o melhor da região.
