O Auditório do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha vai receber, a 2 de Abril, uma conferência – realizada pelo Município de Vila Nova da Barquinha em parceria com o Instituto Politécnico de Tomar, através do Centro de Estudos de Arte Contemporânea – que contará com a presença de convidados do meio artístico e académico, como Gabriela Vaz-Pinheiro, João Silvério e Sérgio Fazenda Rodrigues, com moderação a cargo de Rita Gaspar Vieira. A conferência “Conversas Arte & Imagem” é um evento aberto ao público em geral e gratuito.
Programa:
11.00 H – Apresentação: Sessão de boas vindas
Presidente da C.M. de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire
Vereadora da Cultura, Paula Pontes
Diretor do Conselho da Unidade Departamental de Artes, Design e Comunicação, Vítor Jesus (IPT)
Moderadora – Rita Gaspar Vieira (IPT)
12.00H – Gabriela Vaz-Pinheiro: Arte e Arquitetura, Guimarães 2012, breve reflexão em torno de um programa cumprido (Capital Europeia da Cultura);
https://expresso.pt/actualidade/guimaraes-2012-ja-tem-programadores=f568803
13.00H – Pausa para almoço
15.00H – João Silvério: A coleção da Fundação PLMJ e a exposição Zonas de Transição – Obras da Coleção da Fundação PLMJ, no Torreão da Cordoaria Nacional, em Lisboa;
16.00H – Sérgio Fazenda Rodrigues: Programa curatorial do espaço Kindred Spirit;
https://kindredspiritprojects.com/about/
17.00H – Encerramento
Bios dos Intervenientes:
Rita Gaspar Vieira
Artista visual, investigadora, professora universitária e diretora artística do Centro de Artes Villa Portela, em Leiria. Doutorada em Belas Artes – Desenho e Mestre em Teorias da Arte, na F.B.A.U.L. (Lisboa), onde se licenciou em Artes Plásticas – Pintura. É professora no Colégio das Artes (Doutoramento de Arte Contemporânea), na Universidade de Coimbra e no I.P.T. (Tomar). Membro do Techn&Art – Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes, Instituto Politécnico de Tomar e Membro Colaborador no CEIS20/U.C. – Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra.
Artista representada pela galeria Salgadeiras Arte Contemporânea
Gabriela Vaz-Pinheiro
art | research | curating
Formada em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, possui o Doutoramento por projeto pelo Chelsea College. Lecionou na Central St. Martins College of Art & Design, em Londres, entre 1998 e 2006. Expõe como artista em contextos diversos desde 1985 dentro e fora de Portugal. Tem realizado trabalho curatorial com várias coleções institucionais e também em contextos expositivos alternativos, tendo sido responsável pelo Programa de Arte e Arquitetura de Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura. Possui atividade editorial regular em que se incluem algumas publicações de artista. Ensina, desde 2004, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde é Membro Integrado do i2ads, Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade e onde, desde 2007, dirige o Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público. Os seus interesses dividem-se pela prática artística, o ensino da arte, e também pela investigação e a escrita crítica.
João Silvério
Mestre em Estudos Curatoriais pela Faculdade Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
É curador da coleção de arte contemporânea da Fundação PLMJ.
É curador e vice-presidente da EMERGE-AC, Associação cultural para a promoção da Arte Contemporânea.
Inicia a sua atividade como curador independente em 2003.
Cria o projeto independente EMPTY CUBE em outubro de 2007 que tem apresentado projectos de artistas, designers e arquitetos. (www.emptycube.org)
Foi Presidente da Secção Portuguesa da AICA – Associação Internacional de Críticos de Arte, desde março de 2013 até dezembro de 2015.
Cria, em 2018, a editora independente emptycube_reader.
Escreve regularmente sobre projetos artísticos em catálogos, publicações e websites.
Sérgio Fazenda Rodrigues
Arquiteto, curador e editor. Foi professor na Universidade dos Açores (2005-2012), na Escola Universitária Vasco da Gama (2013/14) e na Faculdade de Belas Artes, da Universidade de Lisboa (2019/20), dedicando-se atualmente à divulgação, crítica e curadoria de artes visuais. É membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), tendo participado em 2015 na sua direção, em Portugal.
Com Celina Brás, é sócio da empresa Making Art Happen, que reúne a revista de arte Contemporânea e a APP Portugal Art Guide. É o fundador e curador do espaço independente Kindred Spirit, em Lisboa.
Foi assessor cultural permanente do Governo Regional dos Açores / Direção Regional da Cultura, tendo entre 2010 e 2012 sido responsável pela gestão da Coleção de Arte Contemporânea do Governo Regional dos Açores e pela programação de exposições no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.
Integrou vários júris de apoio do Governo Português / Direção Geral das Artes, Governo Regional dos Açores / Direção Regional da Cultura, Ágora -Cultura e Desporto / Câmara Municipal do Porto, EGEAC-Galerias Municipais de Lisboa (Atelier-Museu Júlio Pomar), e da Fundação Luso-Americana para o
Desenvolvimento.
O seu trabalho tem-se desenvolvido de forma independente, em colaboração com instituições, galerias, colecionadores e espaços independentes em Portugal, Espanha, Bélgica e Inglaterra.