Rui Chafes, um dos 11 escultores presentes na exposição permanente do Parque de Escultura Contemporânea Almourol, em Vila Nova da Barquinha, conquistou o Prémio Pessoa 2015. Chafes, o primeiro artista plástico a ser distinguido com este galardão, é o autor de “Contramundo”, uma obra em ferro pintado de negro que representa uma figura tímida, fechada sobre si própria, quase que escondida entre árvores e canaviais do parque.
Num comunicado enviado para a redacção da Hertz, o Município de Vila Nova da Barquinha «congratula-se com esta importante distinção, felicitando o escultor pela qualidade e beleza da sua obra». Inaugurado em 2012, o Parque de Escultura Contemporânea Almourol é um espaço onde estão juntos os nomes mais representativos da escultura contemporânea portuguesa. Cobrindo autores e obras cujo trabalho se desenvolveu da década de 60 até à atualidade, integram também este projeto Alberto Carneiro, Ângela Ferreira, Carlos Nogueira, Cristina Ataíde, Fernanda Fragateiro, Joana Vasconcelos, José Pedro Croft, Pedro Cabrita Reis, Xana e Zulmiro de Carvalho.
As obras localizam-se nos sete hectares do Barquinha Parque, Prémio Nacional de Arquitetura Paisagista 2007 na categoria “Espaços Exteriores de Uso Público”, enquadrado numa envolvente natural de rara beleza, a escassos metros do Rio Tejo. Em 2012, foi nomeado para o Prémio Autores na categoria de Artes Visuais – Melhor Exposição de Artes Plásticas de 2012, da Sociedade Portuguesa de Autores.
Saiba mais sobre as obras e os artistas presentes neste parque em www.barquinhaearte.pt. A entrada é gratuita.