Início REGIONAL VILA DE REI – Orgulho no passado para respeitar o futuro. Concelho...

VILA DE REI – Orgulho no passado para respeitar o futuro. Concelho celebrou 731 anos do Foral atribuído por D. Dinis (c/vídeo)


Vila de Rei assinalou, nesta segunda-feira, os 731 anos de Foral atribuído por D. Dinis que ergueu Vila de Rei a concelho. A comemoração propriamente dita começou com o içar das bandeiras no edifício dos Paços do Concelho, sessão presidida por Eduardo Cabrita, Ministro-adjunto da Secretaria de Estado das Autarquias Locais. O ponto alto esteve reservado para o auditório municipal Monsenhor José Maria Félix, onde houve lugar à atribuição de distinções honoríficas, à atribuição dos apoios ao nascimento e casamento e ainda à entrega simbólica de uma oliveira referente aos 731 anos de Foral.

Paulo Brito, presidente da Assembleia Municipal de Vila de Rei, foi o primeiro a intervir na sessão solene, sublinhando que o concelho teve a oportunidade de ser autónomo e, desta forma, justificou esta celebração com a responsabilidade por esse passado. Ricardo Aires, presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, falou de uma data que é motivo de orgulho para a população que, referiu, tanto faz pelo concelho. E ficaram exemplos nas áreas em que a autarquia intervém. Eduardo Cabrita, Ministro-adjunto da Secretaria de Estado das Autarquias Locais, foi o último a usar a palavra e dirigiu-se aos mais jovens para dizer que vale a pena trabalhar no presente para garantir o futuro. Assista à reportagem editada pela Hertz.