VILA DE REI – Município presta apoio em candidaturas para o Programa...

VILA DE REI – Município presta apoio em candidaturas para o Programa Porta 65 – Arrendamento Jovem

O Município de Vila de Rei encontra-se a prestar apoio para candidaturas ao Programa Porta 65 – Apoio ao Arrendamento Jovem que arrancou no dia 19 de abril e termina no dia 24 de maio. O Programa Porta 65 – Jovem é uma iniciativa da área governativa da Habitação e Infraestruturas, regulada por um conjunto de diplomas legais que tem como objetivo atribuir um apoio financeiro ao arrendamento por jovens, incentivando: Estilos de vida mais autónomos por parte de jovens sozinhos, em família ou em coabitação jovem; A reabilitação de áreas urbanas degradadas; A dinamização do mercado de arrendamento.

Este programa apoia o arrendamento de habitações para residência, atribuindo aos jovens arrendatários uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal por um período de 12 meses, podendo o apoio durar no máximo 5 anos, devendo ser apresentada outra candidatura nos anos seguintes, no período correspondente ao da 1ª candidatura, durante os 5 anos, para que o apoio não se interrompa. A renda não pode ultrapassar a renda máxima admitida na zona onde se localiza a habitação e para a tipologia da casa. A renda não pode ter um valor superior a 60% do rendimento médio mensal bruto do agregado. Podem candidatar-se os jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 35 anos (no caso de um casal de jovens, um dos elementos pode ter 36 anos, o outro elemento 34 anos, no máximo) que reúnam as seguintes condições:

Sejam titulares de um contrato de arrendamento para habitação permanente;
Não usufruam, cumulativamente, de quaisquer subsídios ou de outra forma de apoio público à habitação;
Nenhum dos jovens membros do agregado seja proprietário ou arrendatário para fins habitacionais de outro prédio ou fração habitacional;
Nenhum dos jovens membros do agregado seja parente ou afim do senhorio.
As candidaturas são realizadas por via eletrónica, no Portal da Habitação em www.portaldahabitacao.pt/porta65j/, acedendo à opção “Apresentar Candidatura” com o NIF (número de identificação fiscal) e a senha de acesso à Autoridade Tributária.

Todos candidatos do agregado jovem têm de aceder à plataforma com o NIF e respetiva senha e preencher, cada um, os seus dados pessoais. Todos as pessoas interessadas em obter apoio no preenchimento das candidaturas deverão deslocar-se ao Gabinete de Cultura do Município de Vila de Rei.