O Município de Vila de Rei aprovou, por maioria na última reunião ordinária do executivo, realizada a 18 de abril, a prestação de contas relativas ao ano financeiro de 2015. Os documentos aprovados, nos mapas de controlo orçamental da receita e da despesa, mostraram que a execução orçamental foi de 96,10% e 85,49% respetivamente, demonstrando a capacidade do Município na concretização do orçamento aprovado.
Apesar de condicionada pela situação conjuntural que o país atravessa, a situação económica e financeira do Município de Vila de Rei apresenta bons indicadores, de onde se destaca a boa capacidade de endividamento e as obrigações para com terceiros, que diminuíram substancialmente em relação a anos anteriores. O valor em dívida de empréstimos contraídos a médio e longo prazo diminuiu de 2014 para 2015.
De salientar ainda que o Município apresentou, ao longo de 2015, um prazo médio de pagamento a fornecedores de 21 dias. No que diz respeito ao limite da dívida total de operações orçamentais do Município para o ano de 2015, esta representa apenas 30,54% do total, o que perfaz uma margem de endividamento muitíssimo favorável de 4.333.261,51€ ou 69,46%. O Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Ricardo Aires, realça que “apesar da conjuntura económica pouco favorável no nosso País, Vila de Rei conseguiu, uma vez mais, apresentar números económico-financeiros bastante positivos. Terminámos novamente o ano civil sem pagamentos em atraso e com fundos disponíveis positivos que permitem a assunção de novos compromissos.”