O Executivo Municipal de Vila de Rei aprovou, na sua última reunião ordinária realizada a 6 de dezembro, a execução de um Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, que vem reforçar a ação junto da comunidade escolar com a presença de mais uma psicóloga e de uma terapeuta da fala, que se juntam assim à equipa multidisciplinar em funções. Esta iniciativa insere-se numa candidatura da CIMT – Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo ao Programa Operacional Regional do Centro para Desenvolvimento do Potencial Humano, no âmbito do PEDIME 2 – Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal de Educação e dá pelo nome de ‘Projeto Bem Me Quer – In Centro pelo Sucesso Escolar’. As ações vão abranger os alunos do pré-escolar (capacitar os alunos com competências para ingressar no 1º Ciclo; realizar avaliações a nível de psicologia e terapia da fala aos alunos sinalizadas e respetivo acompanhamento), do 1º Ciclo ao Secundário (desmistificar o papel do psicólogo na escola; trabalhar competências sociais e emocionais; apoio ao estudo e preparação de testes) e também junto dos Pais e Encarregados de Educação (desmistificar o papel do psicólogo na escola; dinamização de workshops e ações de formação sobre temáticas relevantes da vida escolar dos seus filhos e que promovam a sua maior participação na vida escolar). O Presidente do Município de Vila de Rei refere que “o reforço da equipa multidisciplinar que realiza funções junto da comunidade escolar assume uma elevada importância naquilo que é a sinalização e avaliação – em termos de psicologia e terapia da fala – de alunos para possível acompanhamento. Ao mesmo tempo, pretende-se um maior envolvimento e participação dos encarregados de educação ao longo do ano letivo a ainda uma mudança de comportamentos desafiantes que os alunos possam apresentar atualmente.” O ‘Projeto Bem Me Quer – In Centro pelo Sucesso Escolar’ baseia-se num conjunto de atividades/ações dirigidas aos alunos do Agrupamento de Escolas com o objetivo de redução e prevenção do abandono escolar, promoção do sucesso escolar, promoção da igualdade no acesso à educação, desenvolvimento de competências pessoais e sociais e promoção de atitudes e comportamentos saudáveis.