A Escola Básica e Secundária do Centro de Portugal, em Vila de Rei, colocou à disposição dos seus alunos, no início do ano letivo 2016/2017, um Cartão de Proximidade com um programa designado por GIAE – Gestão Integrada para Administração Escolar, que fará com que, entre outras vantagens, não seja necessário manusear diariamente dinheiro dentro da Escola. Este serviço vem possibilitar que os elementos da comunidade escolar e os encarregados de educação tenham acesso a diversas funcionalidades como: consulta de faltas e presenças dos alunos, consulta de classificações atribuídas no final do período, calendário de atendimento dos diretores de turma, consulta de movimentos de portaria (entradas e saídas da Escola), consulta de ementas do refeitório, aquisição de refeições, consulta de saldo e extratos do cartão, carregamento do cartão por transferência bancária, entre outros.
A iniciativa vem assim otimizar os processos e recursos existentes no Agrupamento, facultando simultaneamente aos Encarregados de Educação todas as informações necessárias para um melhor acompanhamento dos seus educandos. A medida apresentou um custo para o Município de 11.146,57€, num investimento que vem complementar as obras de ampliação e remodelação da Escola que se encontram a decorrer e que terão um custo de 553.226,67€.
Ricardo Aires, Presidente do Município de Vila de Rei, realça que “a Educação é uma das principais apostas da Autarquia, como se pode comprovar pelas recentes iniciativas de melhoramento dos espaços educacionais para as crianças e jovens Vilarregenses. Com este investimento num programa de gestão para administração escolar iremos criar uma melhor forma de comunicação entre a Escola e os Encarregados de Educação, facilitando, igualmente, o dia-a-dia dos nossos alunos através da disponibilização de um cartão que lhes permitira realizar as mais diversas atividades durante o período escolar.”