A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, esteve presente em Vila de Rei numa sessão desenrolada no edifício dos Paços do Concelho e que contou com a presença do Presidente da Autarquia Vilarregense, Ricardo Aires, a que se seguiu a visita e inauguração do Sombreamento das Tasquinhas do Parque Multiusos de Vila de Rei, da Expansão da Infraestrutura de Localização Empresarial – Zona Industrial do Souto e do Parque da Ribeira da Vila. Durante o seu discurso, o Presidente do Município de Vila de Rei apelou para que possa “ser elaborado um Mapa de Municípios de Baixa Densidade – que no nosso entendimento deve denominar-se Mapa de Municípios Economicamente de Baixa Densidade – com critérios adequados para que possa existir uma maior atração de empresas para estes territórios e, ao mesmo tempo, também de pessoas para que se possa gerar mais riqueza nestes territórios.
Na verdade, as nossas empresas pagam o mesmo que as sediadas no Litoral. Os nossos empresários são autênticos guerreiros, uns heróis que não desfalecem perante as dificuldades mas que são merecedores de uma discriminação positiva. Pedimos, pois, a Vossa Excelência que, junto do Governo, faça eco do nosso pedido para que exista uma maior diferenciação positiva, de modo a que o nosso País ande a uma só velocidade.” Ricardo Aires concluiu dizendo que “da nossa parte, tem a garantia que vamos continuar a dar o nosso melhor para que Vila de Rei continue a ser um Concelho onde dá gosto viver, um Concelho que sabe inovar e sabe receber, um Concelho solidário, criativo e inclusivo.”
Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, começou por “agradecer a honra deste convite e dar os parabéns pelas obras que hoje celebramos e inauguramos. O interior do nosso País necessidade de ser valorizado pois tem muita riqueza e muito para dar ao País. É, portanto, necessário dinamizar as atividades económicas, transformas as dificuldades em oportunidades e tomar medidas mais corajosas: tratar diferente o que é diferente. É urgente rever os mapas, trabalhar em conjunto e progredir com novas medidas: benefícios mais vantajosos para as empresas, para a contratação de pessoal e para o investimento Municipal. Vamos olhar para os territórios, focando na melhor qualidade de vida, para a construção do futuro do nosso Interior!”
Após a sessão no edifício dos Paços do Concelho, a comitiva seguiu para as inaugurações do Sombreamento das Tasquinhas do Parque Multiusos de Vila de Rei, da Expansão da Infraestrutura de Localização Empresarial – Zona Industrial do Souto e do Parque da Ribeira da Vila.