VILA DE REI – Hotel Vila de Rei preparado para funcionar como...

VILA DE REI – Hotel Vila de Rei preparado para funcionar como Unidade de Retaguarda

Como medida preventiva face ao alastrar e ao combate à epidemia da Covid-19, o Hotel Vila de Rei encontra-se já preparado para funcionar como Unidade de Retaguarda, podendo assim, em caso de necessidade, apoiar e receber doentes contaminados com o vírus SARS-CoV-2. A decisão, tomada pelos representantes da Proteção Civil Municipal, Delegada de Saúde, Diretora do Centro de Saúde de Vila de Rei e equipa de Bombeiros, cria assim uma unidade de prevenção com 17 quartos, equivalentes a 34 camas, a que se juntam mais 80 camas divididas pelos dois salões do edifício. O Município de Vila de Rei encontra-se igualmente a distribuir equipamentos de proteção individual pelas IPSSs e unidades de Proteção Civil (Bombeiros e GNR) do Concelho. Do lote de material a entregar, fazem parte:

– luvas (com parte delas a serem cedidas pela Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade);
– máscaras Cleanroom;
– máscaras cirúrgicas;
– máscaras FFP2;
– fatos de proteção;
– cobre-sapatos em polietileno branco;
– toucas descartáveis;
– mangas descartáveis;
– óculos de proteção;
– aventais descartáveis;
– viseiras (criadas e oferecidas por Paulo Mendes, da freguesia da Fundada).

Parte deste material foi já distribuído, sendo que será totalmente entregue às devidas instituições nos próximos dias. O Presidente da Autarquia Vilarregense, Ricardo Aires, afirma que “o Município de Vila de Rei encontra-se a trabalhar com o objetivo de proporcionar as devidas medidas preventivas face ao alastrar desta epidemia global. A preparação do Hotel Vila de Rei para funcionar como Unidade de Retaguarda é uma desses importantes medidas que, embora todos queiramos que não venha a ser necessário utilizar, vem salvaguardar possíveis Vilarregenses infetados.
Estamos também a distribuir, junto das unidades de segurança do Concelho e das nossas IPSSs, equipamentos de proteção individual para que todos estes homens e mulheres que se encontram na linha da frente no combate a este vírus possam estar devidamente equipados, protegendo-se a si e a todos aqueles com quem contactam durante o seu importantíssimo trabalho. A função de todos estes profissionais é de grandessíssima importância e nunca é de mais louvar o esforço que todos têm feito em prol da comunidade. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a total disponibilidade dos representantes do Hotel Vila de Rei na cedência do espaço e as IPSSs do Concelho que auxiliaram através da cedência de equipamento para a criação desta Unidade de Retaguarda.”