A Câmara Municipal de Vila de Rei, com o apoio da Junta de Freguesia da Fundada e do Clube Cultural, Desportivo e Recreativo da Fundada, organiza, no próximo dia 14 de fevereiro, a primeira edição da iniciativa “Folclore no Centro”.
O evento surge com o intuito de valorizar e estimular o gosto pela cultura popular, preservando e divulgando as tradições locais. A iniciativa vai decorrer no espaço do remodelado Polidesportivo da Fundada, com início pelas 15:00 horas, e contará com a presença do Grupo Folclórico e Cultural da Boavista (Portalegre), Grupo de Folclore das Terras da Nóbrega (Alto-Minho), Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova, Rancho Etnográfico de Cernache do Bonjardim (Sertã), Rancho Folclórico da Casa do Povo do Pego (Abrantes) e do Rancho Folclórico da Fundada.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Ricardo Aires, refere que “esta iniciativa surge com o objetivo de resgatar e valorizar este tipo de manifestação cultural, ajudando a preservar uma tradição tão típica do nosso País. Iremos juntar no mesmo evento diversos grupos de folclore, proporcionando um belo espetáculo de cultura popular a todos os que visitarem a freguesia da Fundada neste dia.” Paralelamente ao encontro “Folclore no Centro”, irá decorrer no mesmo espaço uma nova edição da iniciativa “Os Quintais nas Praças do Pinhal”, que contará igualmente com a animação musical dos “Amigos da Concertina de Proença-a-Nova”, Grupo de Cantares “Os Maçaenses” e do Grupo de Bombos da Casa do Benfica de Proença-a-Nova.