Vila de Rei foi, de 28 de Agosto a 8 de Setembro, palco do exercício militar “Pristina 152”, planeado pela Brigada Mecanizada com o objetivo de preparar o 2º Batalhão de Infantaria Mecanizado, comandado pelo Tenente-Coronel de Infantaria Cavacas Macieira, que será empregue como Força Nacional Destacada no Teatro de Operações do Kosovo.
Ao longo da sua presença em Vila de Rei, paralelamente às ações desenvolvidas pelo 2º Batalhão de Infantaria Mecanizado, em função do ambiente operacional, os militares promoveram diversas atividades para a população Vilarregense, nomeadamente a Exposição Itinerante “1ª Guerra Mundial”, patente no átrio da Câmara Municipal de Vila de Rei, uma Exposição Estática de Materiais e Equipamentos e uma Torre de Multiactividades – Escalada e Rapel, no Parque de Feiras de Vila de Rei, Rastreios Médicos à População, com a adesão de cerca de 120 pessoas, um intercâmbio com a população jovem do Concelho, uma Eucaristia Dominical, na Igreja Matriz, e um Concerto com a Orquestra Ligeira do Exército, a encerrar o 2º Encontro entre Associações de Vila de Rei.
No dia 7 de Setembro, teve ainda lugar a cerimónia de entrega do Estandarte Nacional ao 2º Batalhão de Infantaria Mecanizado, no Estádio Municipal de Vila de Rei, e uma demonstração de capacidades junto ao edifício dos Paços do Concelho. Neste último dia de atividades, estiveram igualmente presentes em Vila de Rei o Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General Faria Menezes e o Comandante da Brigada Mecanizada, Major-General Nunes da Fonseca.
A atividade militar desenvolvida em Vila de Rei incluiu também ações no âmbito da Cooperação Civil-Militar (CIMIC), com planeamento e execução de tarefas não estritamente militares em proveito das populações locais a nível cultural, económico, social, de segurança pública e de proteção civil. No âmbito da presença dos militares no Concelho, a Loja Social de Vila de Rei decidiu doar uma grande quantidade de bens materiais, nomeadamente roupa e brinquedos, entre outros artigos diferenciados, que serão distribuídos pelos militares à população no Kosovo.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Ricardo Aires, acompanhou de perto o trabalho dos militares ao longo de toda a sua estadia em Vila de Rei, adiantando que “este exercício militar, que o Concelho de Vila de Rei recebe pela primeira vez na sua história, veio permitir que os Vilarregenses pudessem conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelos militares, através de diferentes e variadas atividades desenvolvidas por estes. Ao mesmo tempo, o Concelho de Vila de Rei proporcionou ótimas condições para que os membros do 2º Batalhão de Infantaria Mecanizado pudessem desenrolar, da melhor forma possível, os treinos e preparativos para a sua futura missão militar.
Estaremos sempre interessados e disponíveis em prolongar esta parceria, trazendo este ou outro tipo de exercícios militares até Vila de Rei.”