Início REGIONAL VILA DE REI – Concelho vai ter Posto de Carregamento para veículos...

VILA DE REI – Concelho vai ter Posto de Carregamento para veículos elétricos

O Município de Vila de Rei aprovou por unanimidade, em reunião ordinária do executivo camarário realizada a 20 de junho, a proposta de protocolo entre os Municípios do Médio Tejo e a MOBI.E – Mobilidade Elétrica, que se traduzirá na instalação de um Posto de Carregamento para veículos elétricos em todos os Municípios do Médio Tejo. De acordo com o protocolo aprovado, a MOBI.E compromete-se a instalar um posto de abastecimento semirrápido em cada Município da CIMT até ao final do ano 2017, concedendo, no final da Fase Piloto, a exploração do Posto de Carregamento a um operador devidamente licenciado.

Por seu lado, o Município de Vila de Rei compromete-se a escolher o melhor local para instalação do Posto e emitir as respetivas licenças de utilização de domínio público e para a realização dos trabalhos de criação dos ramais subterrâneos para o fornecimento de energia elétrica.
Irá ainda suportar, até à entrada do mercado, todos os encargos associados à disponibilização de eletricidade nos Postos de Carregamento, implementar iniciativas de discriminização positiva da mobilidade elétrica e adquirir uma viatura elétrica (comparticipada a 85% e com data de entrega marcada para 27 de junho) a ser utilizada como Unidade Móvel de Cuidados de Saúde.

Ricardo Aires, Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, adianta que “a aposta na promoção da mobilidade elétrica é uma importante forma de proteção ambiental e, desta feita, deve ser encarada como uma ação fundamental. Queremos, com a criação de um Posto de Carregamento de veículos elétricos em Vila de Rei, potenciar a procura e a utilização por parte dos cidadãos, das empresas e da Administração Pública. Desta forma, estamos igualmente a criar condições para que, cada vez mais, seja viável a utilização de veículos elétricos no território nacional, potenciando esta tecnologia de transporte ambientalmente mais sustentável.”