Início REGIONAL VILA DE REI – Concelho com o preço mais baixo do distrito...

VILA DE REI – Concelho com o preço mais baixo do distrito de Castelo Branco no abastecimento de água, saneamento e resíduos

Segundo o mais recente estudo da DECO Proteste, divulgado nesta terça-feira, Vila de Rei é o Concelho do distrito de Castelo Branco que apresenta um preço mais baixo a nível dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos. O estudo, que analisou os 308 Concelhos nacionais, mostra que, para um consumo anual de 120 m3, o consumidor Vilarregense paga um total de 213,61€ pelos três serviços. Isto coloca o Concelho de Vila de Rei no lugar número 34 com o preço a pagar mais baixo entre os Municípios de Portugal Continental. A Assembleia Municipal de Vila de Rei aprovou já, sob proposta do Executivo, que, para o ano de 2025, não haverá aumentos nos serviços de abastecimento de água e saneamento. O Município de Vila de Rei oferece ainda tarifários reduzidos nas taxas de consumo de água para famílias numerosas, portadores de cartões etários municipais e Tarifa Social. Ricardo Aires, Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, destaca que “estes preços refletem uma escolha estratégica do Município, ao disponibilizar serviços essenciais a custos reduzidos. Assim, a autarquia opta por prescindir de potenciais receitas, permitindo que esse dinheiro permaneça nas mãos dos habitantes de Vila de Rei, fortalecendo o seu poder económico.
Nos últimos anos, enquanto responsável pelo serviço de abastecimento de água, temos investido significativamente na modernização das infraestruturas, como captações, reservatórios e redes de distribuição. Apesar disso, conseguimos manter os preços acessíveis. Quero também sublinhar que a qualidade da água fornecida tem registado melhorias contínuas e sustentadas, oferecendo aos consumidores um nível elevado de segurança e excelência, mesmo perante normas regulatórias cada vez mais rigorosas.
Atualmente, os nossos sistemas de abastecimento de água e saneamento apresentam um elevado nível de sustentabilidade, resultado dos investimentos e melhorias realizados nos últimos anos. Graças a este esforço, foi possível manter os preços inalterados para o próximo ano. A água é um recurso indispensável e limitado, e todos devemos contribuir para o seu uso responsável, evitando desperdícios.”