A equipa do CLDS 4G de Vila de Rei, com o apoio do Município, organizou, na tarde do dia 17 de novembro na Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, uma Sessão de Esclarecimento para Cuidadores Informais.
A iniciativa contou com a participação de 26 pessoas, sendo dinamizada por Palmira Martins, Presidente da Associação Unidade de Apoio ao Cuidador Informal de Castelo Branco, e por Marisa Ventura, Terapeuta Ocupacional a exercer funções no Lar Nossa Senhora da Graça, em Milreu.
A sessão abordou temas como o Estatuto do Cuidador Informal, diligências que se devem realizar, serviços que devem e podem solicitar/contratar para acolher um dependente salvaguardando o bem-estar do cuidador, cuidados a ter na alimentação, na higiene, nas transferências e posicionamentos e na deambulação. Foram igualmente dadas algumas dicas de como tornar a casa mais segura para evitar quedas, de como agir em situação de queda e de como estimular a pessoa dependente no exercício das suas atividades diárias.
Apoiar os cuidadores é fundamental para possibilitar o envelhecimento na comunidade, promovendo a permanência dos seniores e/ou pessoas em situação de dependência no seu meio natural de vida, com qualidade e conforto, retardando ou evitando a sua institucionalização. Neste sentido, esta Sessão teve o objetivo de facultar, aos cuidadores informais, ferramentas que os auxiliem no seu dia a dia enquanto prestadores de cuidados e enquanto pessoas que também têm de ser cuidadas.