O Concelho de Vila de Rei voltou a ser palco de cinco atividades de cariz cultural, entre os dias 13 e 22 de julho, integrados na realização da segunda edição dos “Caminhos de Água”, iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. Os espetáculos tiveram lugar em alguns dos principais pontos culturais e turísticos do Concelho e receberam bastantes elogios do público Vilarregense que se juntou em bom número na assistência a estes eventos. Os “Caminhos de Água” tiveram início com a realização de quatro sessões do Percurso Artístico “De mapa na mão e água nos lábios”, desenvolvido pelo coletivo disciplinar “Burilar” para mostrar alguns dos principais pontos de Vila de Rei, juntando cerca de 70 pessoas.
Na noite de 13 de julho, foi a vez do largo do Mercado Municipal receber cerca de uma centena de pessoas para o concerto dos Melech Mechaya. A banda portuguesa animou o público presente com a sua música inspirada nas sonoridades portuguesas, balcânicas e árabes, proporcionado um grande espetáculo que deixou todo o público bastante satisfeito. Na tarde de 20 de julho, o coletivo espanhol “The Funes Troup” apresentou o seu espetáculo “The Funes Van” perante cerca de 70 pessoas na Praia Fluvial do Penedo Furado. Três personagens, uma caravana e muitos saltos e malabarismos criaram um grande momento de circo contemporâneo, brindado com calorosos aplausos do público.
O Centro Geodésico de Portugal foi, na noite de sábado, 21 de julho, o palco da apresentação do projeto “Suenos de Arena”, pelo grupo espanhol “Ytuquepintas”. Apenas com as mãos e areia sob cristal, o ilustrador Borja González criou diferentes histórias, emoções e atmosferas para as 60 pessoas presentes, num espetáculo que misturou arte coma areia, circo, música, marionetas e pintura rápida, com destaque para várias imagens bem conhecidas do público Vilarregense. A edição de 2018 dos “Caminhos de Água” em Vila de Rei terminou na Praia Fluvial do Bostelim, na manhã de 22 de julho, com o espetáculo “EZ SUB”, apresentado pelo “Projeto EZ”. Ao longo do espetáculo, um submarino urbano criou momentos únicos, espalhando alegria e espanto à sua passagem e transformando o público, cerca de 40 pessoas, em ator e protagonista deste teatro itinerante.
Ricardo Aires, Presidente do Município de Vila de Rei, referiu que “a segunda edição dos ‘Caminhos de Água’ voltou a presentear os munícipes do Médio Tejo com uma oferta cultural diversa e de qualidade. Esta promoção cultural em rede dos Municípios integrantes da CIMT deu-nos igualmente a oportunidade de realizar espetáculos em locais com importante relevância turística, ajudando-nos a promover e divulgar o nosso território ao mesmo tempo que oferecíamos a oportunidade aos habitantes do nosso Concelho de, a título gratuito, assistirem a grandes iniciativas culturais.”