O Cable Park da Praia Fluvial de Fernandaires foi o palco, nos dias 5 e 6 de agosto, do primeiro de cinco eventos da Wake Series 2017, da Wakeboard Portugal, com a realização da primeira etapa do Circuito Nacional de Cable. A prova contou com a presença de 30 atletas, nacionais e internacionais, e consagrou como vencedores, nas categorias máximas, Karolilis Pipiras, da Lituânia, (seguido por Guilherme Brás e Luís Gama Rocha) em Open Masculino, e Cristina de Pablo, de Espanha, (seguida por Rute Marta e Joana Leitão), em Open Feminino. Na categoria de Open Wakeskate, Tiago Miguel foi o vencedor, à frente de Daniel Braga e Gonçalo Faustino.
André Matos, Presidente da Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate, que a partir deste ano passa a ser também WWA Portugal (World Wake Association Portugal), refere que o evento foi um sucesso: “Não podia estar mais contente! Com vários atletas do top nacional indisponíveis para competir nesta etapa, vimos surgir novas caras com potencial enorme para vingar na modalidade! O Cable de Fernandaires recebeu muitos atletas que participaram pela primeira vez numa competição com estrondoso sucesso. O que mais me satisfez foi ver que alguns participantes se iniciaram na modalidade no ano passado, após a abertura da estância, provando que bastava criar as infraestruturas para começarmos a ver novos praticantes e, acima de tudo, muito talento. Outro ponto de sucesso é o facto de termos visto participantes de outros países que se deslocaram propositadamente à Praia de Fernandaires para participarem na prova por considerarem que o calendário nacional é competitivo e atrativo suficiente para eles evoluírem.
Mais de 50% dos atletas que participaram na prova fizeram-no pela primeira vez e 7 atletas dos 30 que participaram eram estrangeiros mostrando que já existe reconhecimento internacional pelo que tem sido feito nos últimos anos na região.” acrescentou André Matos.
A Praia Fluvial de Fernandaires faz parte da primeira estância mundial da modalidade, instalada nas zonas balneares Aldeia do Mato, Lago Azul, Trízio, Montes e Fernandaires.