Na sequência da implementação do projeto “Aldeia Segura – Pessoas Seguras” no Concelho de Vila de Rei, o Serviço Municipal de Proteção Civil promoveu, na tarde de 24 de julho na Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, uma sessão de esclarecimento que contou com a participação de representantes de 25 aldeias Vilarregenses. A sessão contou igualmente com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Ricardo Aires, do 2º Comandante operacional do distrito de Castelo Branco, Amândio Nunes, e dos comandantes da GNR e da A.H. Bombeiros Voluntários de Vila de Rei.
Ao longo da iniciativa foram abordadas as vantagens da inclusão de aldeias no programa “Aldeia Segura – Pessoas Seguras”, nomeadamente no que diz respeito à proteção dos aglomerados populacionais, prevenção de comportamentos de risco, ações de sensibilização e prevenção, planos de evacuação das aldeias e medidas de autoproteção. Ricardo Aires, Presidente do Município de Vila de Rei, destacou, durante a sessão que “continuamos empenhados em tomar todas as medidas necessárias e importantes para a prevenção de incêndios florestais. Neste sentido, a inclusão de localidades do nosso Concelho no projeto ‘Aldeia Segura – Pessoas Seguras’ é um importante passo para implementar as melhores estratégias de proteção de pessoas, bens e da nossa floresta.”
O programa “Aldeia Segura – Pessoas Seguras” encontra-se a ser implementado em 189 municípios portugueses com freguesias em risco no âmbito da defesa da floresta contra incêndios (Vila de Rei é o terceiro Concelho do distrito de Castelo Branco a ser inserido no projeto) e tem como eixos estratégicos a gestão de combustível, o plano de evacuação da aldeia e a realização de campanhas de sensibilização sobre a temática dos incêndios.