Início DESPORTO TRIATLO – Taça da Europa. Gustavo do Canto (CN Torres Novas) chegou...

TRIATLO – Taça da Europa. Gustavo do Canto (CN Torres Novas) chegou à ‘prata’

Gustavo do Canto, atleta do Clube de Natação de Torres Novas, conquistou a medalha de prata na Taça da Europa de Triatlo em juniores de Yenisehir, na Turquia, que se realizou no sábado, dia 16 de abril, ao terminar ao sprint com o atleta da Letónia, Arturs Liepa, que o bateu em cima da linha de meta, acabando ambos com o mesmo tempo, à frente do húngaro Gyula Kovacs. Depois do excelente 5º lugar alcançado na Quarteira, Gustavo do Canto entrou nesta prova na Turquia, com vontade de testar a sua forma, rumo ao campeonato da europa que se disputa no final de maio na Polónia, colocando-se logo na frente, com um excelente segmento de natação, e ao lado do seu colega de equipa e seleção, João Nuno Batista. Efetuou o segmento de ciclismo sempre integrado no grupo que liderou a prova e saiu para a corrida com mais 2 atletas húngaros e 1 atleta da Letónia, abrindo sempre distância para a restante concorrência. Relativamente ao vice-campeão do mundo em juniores, João Nuno Batista, a sorte não esteve do seu lado nesta prova, ao sofrer uma queda mesmo final do ciclismo, que o retirou da prova, quando integrava o grupo na liderança da competição. Na prova do setor feminino, disputada antes da masculina, Catarina Moutinho, mais uma atleta do Clube de Natação torrejano esteve em destaque, ao terminar esta taça da europa na 16ªposição, e aonde a atleta do Olímpico de Oeiras, Matilde Santos, também alcançou a medalha de prata. No domingo, dia 17 de abril, realizou-se a prova de elites, primeiro a feminina, com a presença da atleta torrejana Joana Miranda, que depois de sair da natação, andou sempre integrada no grupo que liderou o segmento de ciclismo, concluindo a sua prova na 25ª posição, e sendo a 2ª melhor portuguesa classificada nesta taça da europa.

O mesmo aconteceu com Tiago Fonseca no setor masculino, foi o 2ºmelhor português, mas com um resultado dentro do TOP 10, ao terminar no 9ºlugar, (o 1º português foi João Pereira, atleta olímpico do Benfica que terminou na 5ªposição), vindo sempre a recuperar posições desde o início da prova, depois de se ter formado um grande grupo no ciclismo, e tudo se decidir no segmento de corrida. Paulo Antunes, técnico torrejano que acompanhou a seleção nacional de triatlo à Turquia, comentou a participação dos atletas torrejanos, da seguinte forma: “Como era esperado os nossos juniores mostraram toda a qualidade fruto de muito trabalho e dedicação. Toda a comitiva teve um comportamento exemplar e durante estes dias demonstraram um grande espírito de grupo. Ficou o sabor amargado pela queda do João Nuno a escassos metros do Parque de transição. Seria seguramente mais 1 atleta a lutar pelos primeiros lugares da prova. O destaque nos juniores vai para o Gustavo do Canto que alcançou o 2º lugar desta competição perdendo para o atleta da Letónia no foto-finish. Catarina Moutinho terminou a prova no 16º lugar e esteve bastante bem durante os 3 segmentos. Nas elites masculinas Tiago Fonseca demonstrou finalmente em prova os bons indicadores que tem vindo a dar em treino e terminou no 9ºlugar garantindo a entrada para o nível C da FTP. Joana Miranda após um excelente segmento de natação e de ciclismo sentiu algumas dores abdominais no segmento de corrida que a levaram a perder bastante tempo na 2ª volta da corrida.“ Para Gustavo do Canto, após a sua participação nesta taça da europa, as suas declarações foram as seguintes: “Foi uma prova muito rápida, com percursos muito rápidos. Tive uma prestação consistente ao longo dos 3 segmentos. No final o atleta da Letónia foi mais forte, mas estou super contente com o 2º lugar, foi o meu primeiro pódio internacional.”

Enquanto para João Nuno Batista, a quem o azar bateu à porta, mencionou: “Foi uma prova em que fiz uma natação controlada, acabando por sair nas primeiras posições com um final de segmento forte. No ciclismo mantive-me sempre no primeiro grupo até ao final deste segmento, até surgir um imprevisto que me levou a não terminar esta prova“. Para Catarina Moutinho, “foi uma prova bastante rápida em que a natação tinha pouca ondulação e o ciclismo sempre a direito com estradas largas. Acabei por me atrasar na saída da água o que me fez perder um grupo de ciclismo, atá conseguir alcançar uma ou outra rapariga com a qual fiz o ciclismo todo. No final a corrida foi apenas manter a posição.” Para Tiago Fonseca ficou “muito contente com a prova em geral, a mostrar um bom nível tanto na natação como na corrida. Uma prova onde o ciclismo foi um grupo muito vasto onde deu para descansar um bocado.” Por último, Joana Miranda comentou que ficou também “Muito contente por competir e representar as cores de Portugal mais uma vez. Fiz uma natação e bike consistente, na corrida senti algum desconforto na barriga e não saiu da melhor forma. Agora é continuar a trabalhar, para as próximas provas.”