TRIATLO – Taça da Europa. Clube de Natação de Torres Novas coloca...

TRIATLO – Taça da Europa. Clube de Natação de Torres Novas coloca três atletas no ‘top-10’

Este fim-de-semana, na Quarteira, estiveram presentes na Taça da Europa de Triatlo oito triatletas do Clube de Natação de Torres Novas, a representar a Seleção Nacional de Triatlo, e nas quatro provas disputadas nos dois géneros, em elites (no sábado) e em juniores (no domingo). Os três melhores atletas portugueses são do emblema torrejano, todos eles no ‘top-10’, numa prova com mais de 250 participantes. Maria Tomé, por exemplo, esteve em destaque ao terminar no 4º lugar, com um tempo de 2h00m42s, batendo a sua colega de seleção, a atleta do Benfica, Melanie Santos, que ficou também no ‘top-5’, numa prova que foi ganha pela britânica Beth Potter. Maria Tomé, que tinha sido quinta classificada na Taça da Europa de Quarteira em 2021, comentou assim a sua prova: “Consegui alcançar o meu objetivo principal, que era melhorar o resultado de 2021. Foi uma natação forte, com muita ondulação, na bicicleta encaixei bem no grupo. Na transição para a corrida, perdi algum contacto com as primeiras e depois tentei perseguir o 3ºlugar até fim. Fiquei muito perto do pódio, mas foi bom”. Já Joana Miranda foi outra atleta torrejana a competir nesta prova de elites e concluiu na 43ª posição.
Ricardo Batista foi outro atleta torrejano em destaque na tarde de sábado em Quarteira ao ser o melhor português e a integrar o TOP 10 na prova masculina de elites, alcançando o 9º lugar, numa prova ganha pelo nipónico Takumi Hojo, 14.º do ‘ranking’ mundial. Ricardo Batista comentou sobre a sua prova que: “Não foi pior nem o melhor dia na Taça da Europa de Quarteira, certamente não tive ao nível do público de Quarteira. Tive um bom segmento de natação e de ciclismo, mas na corrida tive dores de barriga o que me fez perder os primeiros lugares”. Por sua vez, Tiago Fonseca terminou na 47ª posição, fruto de um segmento de natação que não foi o melhor para este atleta do clube torrejano.

No domingo, foi a vez dos juniores entrarem em ação nesta Taça da Europa, com o setor feminino a entrar no mar agitado da Quarteira pelas 8h45, e com Catarina Moutinho a estrear-se pela seleção nacional, e a concluir a sua prova na 48ª posição. Mas, na prova masculina, o destaque vai para Gustavo do Canto que surpreendeu toda a gente presente em Quarteira, ao ser também o melhor atleta português em juniores, com o 5ºlugar obtido, depois de realizar um excelente segmento de natação, saindo do mar com o seu colega de equipa, João Nuno Batista, este a não conseguir terminar a prova, devido a um acidente no segmento de ciclismo. Gustavo do Canto, no final da prova, disse: “Estou super feliz com meu TOP 5. Gostava de agradecer ao público português que faz a atmosfera desta prova ser única, sobretudo num dia com condições tão difíceis como as de hoje, com ondas e muito vento. Obrigado pelo apoio”. Pedro Afonso Razões, que também participou no Campeonato do Mundo na Quarteira em 2021, tal como os seus colegas de equipa, terminou no 25º lugar, com uma corrida um pouco sofrida. Para o técnico torrejano Paulo Antunes, que fez parte da equipa técnica, que acompanhou a seleção nacional em Quarteira, o trabalho e o empenho dos seus atletas continua a dar frutos.

TRIATLO DE QUARTEIRA – 2ª etapa TAÇA DE PORTUGAL
CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS VENCEU

No mesmo cenário Taça da Europa realizou-se a 2ªetapa da Taça de Portugal de Triatlo, e o Clube de Natação de Torres Novas venceu coletivamente a prova masculina, liderando neste momento esta competição nacional de triatlo. Erwin Vanderplancke, atleta belga que competiu pela primeira vez esta época pelo clube torrejano, venceu individualmente esta etapa, com Gonçalo Oliveira a terminar na quarta posição. Estes dois atletas andaram sempre na liderança no segmento de ciclismo com mais dois atletas, João Mansos, do Sporting, e Pedro Gaspar, do Olímpico de Oeiras, e foram os dois primeiros atletas a pontuar para a equipa torrejana, que fechou com João Francisco Ferreira na quinta posição e Lucas Jouin na 8ª. Afonso do Canto terminou na 13ª posição, Manuel Bartolomeu na 16ª posição (1º cadete), ou seja, seis atletas dentro do TOP 20. Artur Conde, foi mais uma estreia no Clube de Natação de Torres Novas, e terminou na 223ªposição, enquanto Martim Salvador não conseguiu concluir a sua prova. No setor feminino, a equipa torrejana alcançou o 3ºlugar no pódio, e encontra-se no 2ºlugar da Taça de Portugal. Ana Ramos foi a melhor atleta pelo Clube de Natação, subindo ao pódio no 3º lugar, com Beatriz Ferreira logo atrás, no 5º lugar. Fechou a equipa Mafalda Leitão, cadete, que na sua estreia na distância sprint, alcançou a 33ªposição. Mariana Correia terminou foi 37ª classificada, Cláudia Orvalho, 41ª, e Inês Reis, 47ª.